Com a derrota em El Alto, o Brasil fechou a trajetória nas Eliminatórias com a sua pior campanha no formato atual, disputado desde a Copa de 1998. A Seleção somou apenas 28 pontos - 17 a menos que na última edição - e venceu oito dos 18 jogos. Na antiga distribuição de vagas, disputaria a repescagem por ter ficado na 5ª colocação.
Veja a classificação atualizada das Eliminatórias da Copa
Agora o Brasil terá amistosos pela frente até a estreia na Copa do Mundo de 2026. Na Data FIFA de outubro, os desafios do time de Carlo Ancelotti serão pela Ásia. Os duelos serão contra a Coreia do Sul no dia 10 e o Japão no dia 14, em Seul e Tóquio, respectivamente.
Do lado da Bolívia, além da sempre histórica vitória sobre o Brasil, houve a classificação para a repescagem do Mundial de 2026. No próximo ano, La Verde disputará um torneio com outras cinco seleções pelas últimas duas vagas na Copa . Se conseguir, encerrará um jejum de 32 anos.

Brasil sem ar
Com mais de 4 mil metros de altitude e sem usar a sua força máxima de saída, o Brasil apresentou muito pouco na etapa inicial e viu a Bolívia pressionar em busca de uma vaga na repescagem. Mais acostumados com ar rarefeito, os bolivianos abusaram dos chutes de fora da área e finalizaram 13 vezes só no primeiro tempo.

A insistência da Bolívia deu resultado perto do intervalo, quando o árbitro, após consulta ao VAR, marcou pênalti de Bruno Guimarães sobre o lateral Roberto Fernández. Melhor boliviano em campo, Miguelito bateu firme e abriu o placar.

Drama boliviano
A desvantagem no placar e a falta de resposta no início do segundo tempo fizeram com que Carlo Ancelotti mudasse quatro peças. João Pedro, Estêvão, Raphinha e Marquinhos deram novo gás ao time brasileiro, mas não o suficiente para chegar ao empate.
Veja todos os detalhes de Bolívia 1x0 Brasil
Com o passar do tempo e a proximidade do apito final, a catimba sul-americana entrou em cena com força, e os bolivianos picotaram o jogo ao máximo. Bolas murchas, gandulas interferindo no jogo e a tradicional cera tomaram conta do gramado em El Alto. Apesar da falta de inspiração do Brasil, o drama da Bolívia só terminou ao fim do duelo.
