Brasil sobe duas posições e chega ao 5º lugar no ranking da FIFA

Estêvão tem crescido na seleção de Ancelotti
Estêvão tem crescido na seleção de AncelottiRafael Ribeiro - CBF

A seleção espanhola de futebol segue sendo a melhor do mundo e permanece no topo do ranking da FIFA, divulgado nesta quarta-feira (19). O Brasil assumiu a quinta posição.

Após o encerramento da fase de grupos das Eliminatórias da UEFA, agora aguardando a repescagem, e com os últimos classificados da Concacaf definidos, a FIFA publicou o ranking das melhores seleções do mundo. E a Espanha segue em primeiro lugar, seguida por Argentina, França e Inglaterra.

Confira as seleções classificadas para a Copa do Mundo

Foram disputadas 149 partidas nesta última janela, quase metade delas amistosas, o que provocou algumas mudanças, como a ascensão do Brasil, que subiu duas posições e agora ocupa o 5º lugar, fazendo com que Portugal e Holanda perdessem posições.

Mas a maior mudança foi para Itália. Depois de ficar fora das duas últimas Copas do Mundo, a dura derrota para a Noruega por 4 a 1 tirou o país do top 10, ocupando agora a 12ª posição. Quem aparece em 10º lugar é a Croácia, de Modric, que estará novamente na Copa do Mundo.

No top 50, chama atenção o retorno de Uzbequistão após nove anos, subindo cinco posições e ocupando agora o 50º lugar. Nigéria e Tunísia, em 38º e 40º respectivamente, também subiram três posições.

Além do time uzbeque, estas são as seleções que podem comemorar uma subida de cinco degraus no ranking: Filipinas (136º, +5), Turcomenistão (137º, +5) e Malta (161º, +5).

Por fim, Kosovo (80º, +4), assim como nos meses anteriores, alcançou um novo recorde histórico e tem grandes chances de terminar 2025 como a seleção que mais evoluiu no ano.