Mais

China convoca brasileiro ex-Santos para Eliminatórias da Copa

Serginho vai ser o 3º brasileiro a jogar pela China nestas Eliminatórias
Serginho vai ser o 3º brasileiro a jogar pela China nestas EliminatóriasZhu Zheng / Xinhua News / Profimedia
A China convocou o meia Serginho, nascido no Brasil, para duas partidas cruciais das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, menos de uma semana depois do jogador ter obtido a nacionalidade chinesa.

A seleção treinada pelo croata Branko Ivankovic já contou recentemente com outros dois brasileiros — Alan, ex-Fluminense, e Fernandinho, ex-Flamengo —, que não foram chamados desta vez.

Veja a tabela das Eliminatórias da Copa

Serginho, conhecido na China como Sai Erjiniao, obteve a cidadania em 12 de março e jogou seus primeiros minutos pela seleção asiática no domingo (16), em um amistoso a portas fechadas contra o Kuwait, segundo a televisão estatal CCTV.

Sérgio Oliveira, 30 anos, joga no futebol chinês desde 2020. Ele iniciou a carreira no Santos, antes de se contratado pelo japonês Kashima Antlers em 2018.

Dois anos depois, ele foi contratado pelo Changchun Yatai da China. Em fevereiro anunciou sua transferência para o Beijing Guoan, ex-time do meia Renato Augusto.

China na lanterna

A China enfrentará na quinta-feira a Arábia Saudita fora de casa e receberá a Austrália na terça-feira da próxima semana, na disputa por uma vaga na Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá.

A seleção chinesa é a última em seu grupo, mas com os mesmos seis pontos que Indonésia, Arábia Saudita e Bahrein, que têm vantagem no saldo de gols. A Austrália tem apenas um ponto a mais, enquanto o Japão lidera o grupo com 16 pontos.

Os dois primeiros de cada grupo se classificam diretamente para o Mundial, enquanto o terceiro e o quarto passarão por outra etapa das eliminatórias.