Mais

Com 5 de Haaland: os dados por trás da vitória de 11 a 1 da Noruega sobre a Moldávia

Haaland comemorou seu quinto gol contra a Moldova com estilo
Haaland comemorou seu quinto gol contra a Moldova com estiloČTK / imago sportfotodienst / Ane Frosaker / SPP
Domínio, destruição, demolição... A sequência de 11 gols da Noruega nas Eliminatórias da Copa do Mundo contra a Moldávia, em Oslo, nesta terça-feira (9), pode ser descrita de várias formas. Resumindo: Erling Haaland e companhia parecem estar a caminho de sua primeira Copa do Mundo desde 1998, e com muito estilo.

Apesar de às vezes diminuir o ritmo com a camisa do Manchester City, Haaland é simplesmente imparável pela seleção. Ele deixou sua marca pelo oitavo jogo consecutivo pela Noruega, somando 14 gols nesse período.

Confira a tabela completa das Eliminatórias

Seus cinco gols contra a Moldávia (na vitória da Noruega por 11 a 1) trouxeram à memória Hans Krankl, da Áustria, que marcou seis vezes contra Malta em 1977, também em uma Eliminatória de Copa do Mundo.

Nesta terça-feira, Haaland também se tornou o primeiro norueguês no século XXI a marcar quatro gols em uma única partida. E mais: o atacante pode se orgulhar de, pela primeira vez na carreira pela seleção, ter mais gols (47) do que jogos como titular (45).

Haaland precisou de apenas 10 finalizações para marcar cinco vezes contra a Moldávia, gerando um xG de 2,53. Além disso, o astro do Manchester City tocou na bola 17 vezes dentro da área adversária. Sem contar suas duas assistências.

Números impressionantes de xG

O maior valor de xG já registrado em competições de elite havia sido do Liverpool, que venceu o Newcastle por 4 a 2 em 1º de janeiro de 2024. Mohamed Salah e seus companheiros alcançaram um xG incrível de 7,20.

Veja os detalhes de Noruega x Moldávia

Os noruegueses foram além nesta terça-feira, atingindo um xG de 7,55. O índice xGOT (que mede a probabilidade de um chute no alvo virar gol, considerando a colocação do chute e a posição/reação do goleiro) chegou a 9,48.

Números do jogo
Números do jogoFlashscore

O próximo dado vai surpreender e talvez chocar muita gente. Após a goleada, os noruegueses somam um xG total de 19,13 em cinco jogos, assumindo a liderança das Eliminatórias europeias nesse quesito.

Com isso, tiraram a Croácia do topo (15,31 em quatro jogos), posição que a República Tcheca, surpreendentemente, havia ocupado no início da semana (12,34 em cinco partidas).

O super reserva do ano?

Muitos torcedores talvez nem conheçam o outro destaque da Noruega. Thelo Aasgaard, meio-campista do Rangers, entrou em campo aos 19 minutos do 2° tempo em Oslo. Bastou um quarto de hora para ele marcar um hat-trick.

Entre o primeiro e o terceiro gol, passaram apenas 13 minutos. O ex-jogador de Luton e Wigan acabou balançando as redes quatro vezes. Foram apenas seis finalizações e 18 toques na bola, sendo 10 dentro da área adversária, para alcançar esse feito impressionante. O xG de Aasgaard? 2,34.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

11 gols!

Pela terceira vez na história, e pela primeira vez em 77 anos, a Noruega marcou 11 (ou mais) gols.

A maior vitória da história foi em 1946, quando venceu a Finlândia por 12 a 0 em um amistoso. Dois anos depois, os noruegueses derrotaram os Estados Unidos por 11 a 0.

Um olhar rápido nas estatísticas do Flashscore revela outros dados interessantes. Os noruegueses finalizaram 34 vezes, sendo 18 no gol da Moldávia. O mesmo número, 18, aparece para as grandes chances criadas.

Haaland e companhia chutaram 29 vezes dentro da área, onde tiveram 81 toques. Nenhum impedimento foi marcado durante toda a partida.

Vale destacar também a atuação do meio-campista do Fulham, Sander Berge, que teve 142 toques na bola, superando o capitão do Arsenal, Martin Odegaard (135).