A vaga direta ainda é praticamente impossível porque, ao contrário da Noruega, que aplicou 5 a 0 quando recebeu Israel, a Itália não aproveitou tanto quanto poderia a chance de reduzir um pouco a diferença de saldo de gols.
Confira a classificação completa das Eliminatórias Europeias
Se a Noruega não tropeçar na próxima rodada, em casa contra a Estônia, chegará ao confronto direto marcado em San Siro em 16 de novembro com pelo menos três pontos de vantagem, dependendo do resultado da Itália fora de casa contra a Moldávia, três dias antes. O problema é o saldo porque, no momento, a Noruega tem vantagem de 16 gols no primeiro critério de desempate.
Israel, em terceiro com nove pontos e sem chance de se classificar ao Mundial do ano que vem, fechará sua campanha recebendo a Moldávia, também em 16 de novembro.
O artilheiro de Gattuso
Uma das grandes lacunas da seleção italiana era a camisa 9, mesmo na conquista da Eurocopa 2020, na qual o titular Ciro Immobile marcou apenas duas vezes em seis partidas, nenhuma no mata-mata.
Outros nomes testados, como Gianluca Scamacca, Andrea Belotti e Giacomo Raspadori, ou improvisações de jogadores de lado de campo, também não se firmaram.
A escassez levou o treinador Roberto Mancini a chamar Mateo Retegui, argentino de nascimento com cidadania italiana que, na época, defendia o Tigre, do seu país natal.

Ele estreou marcando contra Inglaterra e Malta na mesma Data FIFA, ganhou uma transferência para o Campeonato Italiano e se tornou um nome regular nas listas tanto de Mancini quanto do seu sucessor Luciano Spalletti.
Após ser artilheiro da Serie A na última temporada com a camisa da Atalanta, foi contratado pelo Al-Qadsiah, da Arábia Saudita, para fazer o seu pé de meia e manteve o moral com o novo comandante Gennaro Gattuso.
Israel havia ameaçado abrir o placar com dois contra-ataques perigosos, finalizados pelos seus principais nomes, Oscar Gloukh e Monor Solomon, quando Retegui sofreu um pênalti que ele mesmo converteu no final do primeiro tempo.
Na metade do segundo, Retegui roubou a bola no campo de ataque, ajeitou o corpo e, cheio de confiança, mandou a bola no ângulo de Omri Glazer. Ele chegou a cinco gols e quatro assistências em quatro jogos pela seleção italiana sob o comando de Gattuso. Gianluca Mancini fechou o placar nos acréscimos para confirmar o triunfo.
