Mais

Suécia demite técnico para tentar chegar à Copa

Tomasson deixa a seleção na lanterna das eliminatórias
Tomasson deixa a seleção na lanterna das eliminatórias TT News Agency, TT News Agency / Alamy / Profimedia

A Federação Sueca de Futebol anunciou a demissão do técnico Jon Dahl Tomasson, nesta terça-feira (14), em meio a uma campanha desastrosa nas Eliminatórias da Copa do Mundo. A seleção sueca está na lanterna do Grupo B, e tem chances mínimas de classificação para o Mundial do ano que vem.

"A decisão se baseia nos resultados ruins durante a campanha das Eliminatórias da Copa do Mundo," informou a federação.

O treinador dinamarquês foi dispensado após 2 anos no cargo.

"Acreditamos que este time pode chegar à Copa do Mundo e disputar a repescagem em março. Sempre é triste uma despedida, mas o futebol é movido por resultados e chegamos a um ponto em que eles não são mais suficientes," afirmou o diretor de futebol Kim Källström.

Tomasson chegou com o objetivo de tornar a seleção sueca mais moderna, com uma postura mais ofensiva, e teve um início razoável.

Sob seu comando, a Suécia venceu sua chave na Nations League e subiu do nível C para o B no torneio.

Confira a classificação completa das Eliminatórias

Já nas Eliminatórias da Copa do Mundo, as coisas desandaram. Tudo começou com um empate em 2 a 2 contra a Eslovênia, após uma grande falha do goleiro Robin Olsen no último minuto da partida.

Depois disso, os suecos perderam duas vezes para Kosovo e uma vez para a Suíça, sem marcar um único gol nesses três jogos.

A Suécia não tem mais chances de terminar entre os dois primeiros de seu grupo nas Eliminatórias, mas, como campeã da Série C da Nations League, ainda pode chegar à Copa do Mundo através da repescagem de março.