Mais

Como funciona a repescagem da Copa do Mundo 2026? Veja as regras, seleções e formato

Miguelito fez o gol da vitória da Bolívia sobre o Brasil
Miguelito fez o gol da vitória da Bolívia sobre o BrasilAIZAR RALDES / AFP
Com a vitória sobre o Brasil por 1 a 0 nessa terça-feira (9), em El Alto, a seleção da Bolívia finalizou as Eliminatórias da América do Sul na sétima posição, com 20 pontos, e disputará a repescagem para a Copa do Mundo do próximo ano.

O Flashscore explica como será a disputa eliminatória do continente pelas duas últimas vagas no Mundial de Estados Unidos, México e Canadá. Diferentemente das edições passadas, a repescagem deste ano ganhará o formato de um mini-torneio que será disputado em março, no México, como uma forma de evento-teste para a Copa. 

Confira a classificação final das Eliminatórias Sul-Americanas

Além da Bolívia, outros cinco países lutarão pelas classificações derradeiras. Serão duas seleções da Concacaf, uma da África, uma da Ásia e a Nova Caledônia, representante já definida da Oceania. 

Quando todas as equipes da repescagem mundial forem conhecidas, as duas melhores colocadas no ranking da FIFA entrarão diretamente na fase final. Atualmente, a seleção boliviana é a 78ª colocada na lista e não disputa um Mundial desde 1994. 

As piores classificadas disputarão semifinais. O vencedor de cada um destes jogos, obviamente, enfrentará as duas melhores equipes colocadas no ranking por uma vaga na Copa. Os dois times classificados via repescagem estarão no Pote 4 do sorteio dos grupos da Copa do Mundo.

Classificados até o momento:

África: uma seleção

América do Sul: Bolívia

América Central: duas seleções

Ásia: uma seleção

Oceania: Nova Caledônia

Formato:

Semifinal 1:

Seleção sorteada 1 x seleção sorteada 2

Semifinal 2:

Seleção sorteada 3 x Seleção sorteada 4

Final 1:

Vencedor da semifinal 1 x melhor seleção no ranking da FIFA

Final 2:

Vencedor da semifinal 1 x segunda melhor seleção no ranking da FIFA