Após a última Data FIFA, em setembro, a Copa tinha 18 participantes garantidos.
Acompanhe as Eliminatórias da Copa do Mundo
Desde terça-feira (8), com a classificação de Egito e Argélia pelo continente africano, a lista chegou a 20 seleções confirmadas.
A Europa ainda não tem nenhuma seleção classificada, mas o cenário pode mudar rapidamente. França, Espanha, Portugal, Inglaterra, Croácia, Noruega, Suíça e Eslováquia podem garantir vaga já nesta Data FIFA. Apenas os líderes de cada grupo avançam diretamente, com os segundos colocados indo para a repescagem.
A Itália tenta evitar perder mais uma edição, depois de ficar de fora das Copas de 2018 e 2022. França e Portugal lideram com folga e podem confirmar a classificação com duas vitórias. A Inglaterra está a uma vitória sobre a Letônia de garantir a vaga, enquanto a Noruega tenta voltar ao torneio após 28 anos.
Restam poucas vagas
A Ásia será representada por oito seleções e seis já estão garantidas. Nesta semana, os últimos dois classificados sairão dos triangulares finais das Eliminatórias: o Grupo A, com Catar, Emirados Árabes Unidos e Omã, e o Grupo B, com Arábia Saudita, Indonésia e Iraque. Os líderes de cada grupo garantem passagem.
Pela CONCACAF, além dos anfitriões, até duas seleções podem ocupar as três outras vagas diretas do continente até terça-feira (14). Jamaica e Honduras têm chances: os jamaicanos precisam vencer os dois jogos e torcer por combinação de resultados, enquanto os hondurenhos dependem de uma sequência perfeita.
Pelo continente africano, quatro seleções de nove vagas já estão confirmadas: Marrocos, Argélia, Egito e Tunísia. Até a próxima terça-feira (14), outros cinco países podem garantir presença. Na Oceania, Nova Zelândia confirmou seu domínio regional e já está classificada, em sua sexta participação em Copas do Mundo.
Confira abaixo as seleções já garantidas na Copa de 2026 (20/48)
América Central e do Norte (seis vagas): Canadá, Estados Unidos e México. (países-sede)
África - CAF (nove vagas): Marrocos, Argélia, Egito e Tunísia.
Ásia - AFC (oito vagas): Irã, Coreia do Sul, Japão, Uzbequistão (estreante), Jordânia (estreante) e Austrália.
América do Sul (seis vagas): Argentina, Brasil, Uruguai, Colômbia, Equador e Paraguai.
Oceania - OFC (uma vaga): Nova Zelândia.
Europa (16 vagas): nenhuma definida ainda.