Copa do Mundo 2026: veja datas e formato do torneio nos EUA, Canadá e México

Na última Copa, Lionel Messi levou a Argentina ao título
Na última Copa, Lionel Messi levou a Argentina ao títuloČTK / AP / Gustavo Garello

O ano de 2026 no futebol tem seu ponto alto na Copa do Mundo. Qual será o formato do torneio? Quando e onde o Mundial será disputado e quem já conquistou o título até agora?

Depois da última edição realizada no Catar em 2022 entre novembro e dezembro, o torneio volta ao seu período tradicional. O jogo de abertura está marcado para 11 de junho de 2026 e a final para 19 de julho. Pela primeira vez na história, 48 seleções vão disputar a Copa, em vez de 32.

Acompanhe o calendário das Eliminatórias no Flashscore

A Copa de 2026 será a primeira a ser organizada em três países – Canadá, México e Estados Unidos. Ao todo, 104 partidas serão disputadas em 16 estádios de 16 cidades – três no México, duas no Canadá e 11 nos EUA. O Estádio Azteca, na Cidade do México, receberá o jogo de abertura, enquanto a final será no MetLife Stadium, em Nova Jersey.

As seleções serão divididas em 12 grupos de quatro times. Avançam para a fase eliminatória os dois primeiros de cada grupo, além dos oito melhores terceiros colocados, totalizando 32 classificados. A fase de grupos termina em 27 de junho de 2026.

O time mais vitorioso da história da Copa é o Brasil, com cinco títulos, seguido por Alemanha e Itália, com quatro cada, Argentina com três – incluindo o mais recente, em 2022 – e França e Uruguai, com dois. Inglaterra e Espanha têm uma taça cada. Assim, Europa e América do Sul dominam o torneio, enquanto os outros continentes ainda buscam seu primeiro título.

Quais times já estão classificados?

Confira as seleções garantidas na Copa do Mundo de 2026, até agora, 42 de 48.

• Países-sede (3 vagas): Canadá, Estados Unidos e México

• Américas do Norte e Central (3 vagas): Curaçao (estreante), Haiti e Panamá

• África (9 vagas): Marrocos, Argélia, Egito, Costa do Marfim, Tunísia, África do Sul, Gana, Senegal e Cabo Verde (estreante)

• Ásia (8 vagas): Irã, Catar, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Japão, Uzbequistão (estreante), Jordânia (estreante) e Austrália

• América do Sul (6 vagas): Argentina, Brasil, Uruguai, Colômbia, Equador e Paraguai

• Oceania (1 vaga): Nova Zelândia

• Europa (12 vagas diretas): Inglaterra, Portugal, Croácia, Noruega, França, Alemanha, Holanda, Áustria, Bélgica, Escócia, Espanha e Suíça