Após derrotar o campeão europeu, o Botafogo enfrenta o Atlético de Madrid no estádio Rose Bowl, em Pasadena, na Califórnia, nesta segunda-feira, às 16h (horário de Brasília), precisando apenas evitar uma derrota ampla para chegar às oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes.
A vitória por 1 a 0 sobre o PSG quebrou uma longa sequência de revezes de representantes sul-americanos contra adversários europeus e, na prática, deixou o Botafogo muito próximo de avançar ao mata-mata, talvez até como primeiro colocado do Grupo B.
Por outro lado, deixou o Atlético de Madrid preocupado: apesar de ter derrotado o Seattle Sounders com tranquilidade, recuperando-se da goleada para o PSG na estreia, o time de Diego Simeone precisará de um enorme resultado contra o campeão da Libertadores para não voltar para casa.
Atlético de Madrid x Botafogo: informações da partida
Data: Segunda-feira, 23 de junho, às 16h (horário de Brasília)
Local: Estádio Rose Bowl, em Pasadena (EUA)
Transmissão: Globo, SporTV, Globoplay, CazéTV, DAZN e Flashscore (comentários em áudio)
Odds: ATL (1.65) - EMP (3.70) - BOT (5.25)
Notícias das equipes: Atlético de Madrid x Botafogo
Impecável na defesa, o Botafogo afastou todas as bolas, interceptou todos os passes e fechou a sua área, forçando o PSG, atual campeão francês e europeu, a recorrer, quase se limitar, a cruzamentos. O técnico dos parisienses, Luis Enrique, resumiu: “Acho que o Botafogo foi o time que melhor se defendeu contra nós em toda a temporada”.
O gol de Igor Jesus ao fim de um contra-ataque rendeu a primeira vitória de um time sul-americano sobre um europeu em jogos oficiais desde o Corinthians contra o Chelsea na Copa do Mundo de Clubes de 2012.
O técnico do Botafogo, o português Renato Paiva, dedicou a vitória à torcida e afirmou que fechou o grupo para as críticas por um segundo tempo complicado na vitória por 2 a 1 sobre o Seattle Sounders na estreia no último domingo. Na preleção, lembrou seus jogadores que era um confronto entre os atuais campeões da Liga dos Campeões e da Libertadores, embora o elenco que levou o título sul-americano tenha sido bastante modificado.
Foi necessário um jogo “irrepreensível” taticamente para derrotar a equipe que, segundo ele, continua sendo a melhor do mundo. “Nós fomos o que o PSG tem sido: um verdadeiro time. Atacamos todos, defendemos todos, deslizamos todos para a direita, para a esquerda, fomos todos para a frente e para a trás”, disse, antes de dar a declaração que roubou as manchetes: “O cemitério do futebol está cheio de favoritos”.
O trabalho do Botafogo ainda não acabou. O empate na terceira rodada com o Atlético de Madrid garante a classificação e o primeiro lugar do grupo. Pode se classificar perdendo, desde que seja por apenas um ou dois gols de diferença, considerando que o PSG deve derrotar o Seattle Sounders.
Depois do resultado mais impactante da Copa do Mundo de Clubes até agora, os comandados de Renato Paiva precisam apenas evitar uma derrota ampla para chegar às oitavas de final.
Escalação provável: John; Vitinho, Jair, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore, Allan (Gonzalo Mastriani) e Marlon Freitas; Artur, Jefferson Savarino e Igor Jesus
O mantra de Diego Simeone é “jogo a jogo” e ele o evocou antes de enfrentar o Seattle Sounders pela segunda rodada, dizendo que agora “os jogos começam a ser finais”. O Atlético de Madrid atuou dessa maneira e venceu por 3 a 1, recuperando-se da pesada derrota por 4 a 0 para o PSG na primeira rodada.
A boa notícia foi a grande atuação de Pablo Barrios, garoto de 22 anos das categorias de base, que marcou duas vezes contra os americanos. Giuliano Simeone, filho do técnico, também se destacou pelo empenho na meia-direita. Ele ganhou 16 duelos, mais do que qualquer outro jogador até agora na Copa do Mundo de Clubes, e foi recompensado com a assistência do primeiro gol.
Simeone fez mudanças no time titular: expulso na Califórnia, Clément Lenglet estava suspenso e foi substituído por José Giménez. Com a entrada de Koke no meio do gramado, Barrios foi deslocado mais à esquerda, e o meia-atacante Antoine Griezmann ficou no banco de reservas. Entrou apenas na metade do segundo tempo.
Giménez acabou tendo que sair no intervalo, sentindo dores. Axel Witsel entrou no seu lugar e, em cerca de dois minutos, marcou o segundo gol do Atlético de Madrid. Lenglet retorna de suspensão para enfrentar o Botafogo e será mais uma opção para a zaga.
Apesar da boa vitória contra o Sounders, o Atlético de Madrid continua em uma posição complicada porque precisará derrotar o Botafogo por pelo menos três gols de diferença para não depender de um improvável tropeço do PSG contra os americanos.
Escalação provável: Jan Oblak; Marcos Llorente, Clément Lenglet, Robin Le Normand e Javi Galán; Giuliano Simeone, Rodrigo de Paul, Koke (Samuel Lino) e Pablo Barrios; Antoine Griezmann e Julian Álvarez (Alexander Sorloth)
Onde assistir pela TV ao vivo ou transmissão online?
A partida será transmitida para o Brasil pela Rede Globo na TV aberta, pelo SporTV na TV fechada e pelos serviços de streaming CazéTV (disponível em plataformas como YouTube, Prime Video e Disney+), Globoplay e DAZN.
TV aberta: Globo
TV fechada: SporTV
Streaming: CazéTV, Globoplay e DAZN
Estatísticas de Atlético de Madrid x Botafogo
Desde o gol de Paolo Guerrero para o Corinthians contra o Chelsea na final da Copa do Mundo de Clubes de 2012, os sul-americanos perderam seis vezes e empataram três em jogos oficiais contra adversários europeus, até o Botafogo quebrar a sequência contra o PSG na Califórnia.
A primeira vitória sul-americana sobre europeus depois de nove partidas foi alcançada com apenas 25,8% de posse de bola - a única vez na Copa do Mundo de Clubes de 2025 que um clube saiu de campo vencedor tendo menos de 30% nessa estatística.
O gol contra o PSG foi o oitavo de Igor Jesus por todas as competições em 2025, e quando ele encontra as redes, o Botafogo ainda não perdeu (sete vitórias e um empate).
Pablo Barrios nunca havia marcado mais de uma vez na mesma partida pelo time principal do Atlético de Madrid e, na verdade, tinha apenas quatro gols em 103 jogos antes de castigar o Seattle Sounders na segunda rodada.
Será o quinto duelo entre espanhóis e brasileiros na competição, contando o formato anterior, com duas vitórias a favor dos europeus, uma para o sul-americanos e um empate. O Botafogo nunca enfrentou um time espanhol em jogos oficiais, o Atlético de Madrid nunca pegou um brasileiro.
Odds para Atlético de Madrid x Botafogo
Apesar das colocações do grupo e do resultado recente contra o PSG, o Botafogo não é favorito para enfrentar o Atlético de Madrid, de acordo com as odds da Bet365. A vitória espanhola está cotada em 1.65, com 3.70 para o empate e 5.25 a favor dos brasileiros - que não precisam necessariamente ganhar o jogo para passar de fase.
As casas de aposta seguem projetando uma partida com os espanhóis no controle no mercado de artilheiros: os seis mais prováveis são do Atlético de Madrid, liderados por Alexander Sorloth (2.00) e Julián Álvarez (2.40). A menor odd para um gol botafoguense é para Igor Jesus (3.40).
As linhas do mercado asiático, porém, não favorecem o resultado que o Atlético de Madrid precisa. O handicap -2,5 a favor dos espanhóis, ou seja, uma vitória por pelo menos três gols de diferença, aparece a 5.75 e a linha de gols está exatamente em 2,5, com odds idênticas para mais e para menos (1.92).
Os resultados que os dois times precisam podem ter uma influência direta no placar. É provável que o Botafogo não entre para empatar ou perder de pouco, mas, se estiver em uma situação de classificação no segundo tempo, não precisa se desesperar. Ao contrário, o Atlético de Madrid terá que buscar o gol constantemente.
Palpite: Mais de 1,5 gols do Atlético de Madrid - Odd 1.72
As odds, corretas no momento da publicação, estão sujeitas a alterações.