Parece que um dèja vu da Copa América do último ano, quando a Conmebol 'pagou um mico' daqueles com a despadronização dos gramados norte-americanos para a disputa de sua principal competição de seleções, está novamente a passar por nossos olhos.
Confira a tabela da Copa do Mundo de Clubes no Flashscore
O fato é que o piso onde Palmeiras e Porto jogarão neste domingo foi instalado há exatos sete dias, quando placas de grama foram fixadas por cima da superfície outrora sintética. Lembremos: este é um estádio para times de futebol americano — e o gramado do MetLife já não era apontado entre os melhores da modalidade sequer na NFL.

Presente em solo norte-americano há uma semana e meia, o Flashscore já trazia a notícia de que pouco antes de ser entregue à FIFA, o estádio recebeu um show do astro canadense The Weeknd.
Em meio aos preparativos do grande concerto, os funcionários do estádio e os técnicos da entidade que rege o futebol mundial trabalhavam para transformar a também arena multiuso em um palco propício para o futebol.
Mas não é preciso ser nenhum expert para saber que para um gramado ganhar estabilidade — fixar raízes mesmo —, é necessário tempo. A pergunta que fica para este domingo é se houve tempo suficiente para o processo.

No sábado, em meio à ansiedade para a estreia, o elenco do Palmeiras compareceu ao MetLife para o reconhecimento do gramado. Os jogadores e comissão técnica, no entanto, não puderam, de fato, pisar na superfície de jogo. O Porto sequer foi até lá, optando por seguir em sua base na Universidade de Rutgers, em Nova Jersey. Raphael Veiga, um dos craques do Palmeiras, deu um panorama sobre a situação.
"A gente até achou que ia conseguir pisar no gramado, mas não deixaram. Ali de fora dava para ver que parecia estar bom o gramado, mas era, não vou falar 'remendado', mas você percebia que tinha uns pedaços que tinham acabado de colocar. (...) Acho que o gramado está bom e o estádio é bem grande e muito bonito. Vai dar uma festa muito bonita", projetou o meia na zona mista do MetLife.
Acompanhe Palmeiras x Porto com narração ao vivo do Flashscore
É o que todos esperam. Que nada possa estragar o bonito espetáculo deste domingo, quando brasileiros e portugueses se encontrarão pela primeira vez em uma Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

Promessa de um 2026 diferente
Como foi deixado claro, a Copa do Mundo de Clubes é um evento-teste para o grande torneio da FIFA: a Copa do Mundo de seleções no próximo ano.
Logo da chegada nos Estados Unidos, a reportagem do Flashscore buscou informações junto aos funcionários do MetLife sobre o gramado do estádio e, apesar da fixação do piso em um prazo mais reduzido, a promessa era de uma entrega adequada para a disputa.

Só que o foco da administração está mesmo no próximo ano, quando o estádio, inclusive, ficará fechado a partir do fim de janeiro para reformas estruturais e onde a grama natural será devidamente plantada, atendendo aos requisitos máximos da FIFA.
Afinal de contas, o estádio receberá simplesmente a final da Copa do Mundo do próximo ano e tudo precisa estar à altura da missão.

_______________________________________________
Patrocinado:
Copa do Mundo de Clubes da FIFA - Todos os jogos de graça, exclusivamente no DAZN
_______________________________________________