Após a aprovação do IFAB, o órgão que regulamenta as leis do futebol, os árbitros usarão “câmeras corporais em caráter experimental”, informou a FIFA em um comunicado.
Confira a tabela completa do Mundial de Clubes
“É uma boa oportunidade de oferecer ao público imagens tiradas de uma nova perspectiva e ângulo de visão”, explicou o presidente do comitê de árbitros da FIFA, o italiano Pierluigi Collina, conforme citado no comunicado.
"Ter a possibilidade de analisar o que o árbitro vê é importante para avaliar como a decisão foi tomada e qual foi a perspectiva dele. É uma nova experiência para as emissoras e também serve para treinar os árbitros“, acrescentou Collina.
Essa não será a única novidade no próximo Mundial de Clubes, torneio no qual a medida aprovada pela IFAB em 1º de março também será introduzida para evitar o desperdício de tempo por parte dos goleiros: se o goleiro mantiver a bola nas mãos por oito segundos, o árbitro apitará escanteio. Até agora, um tiro livre indireto era concedido se o goleiro segurasse a bola por mais de seis segundos, mas a regra raramente era aplicada.
A FIFA organizou recentemente vários seminários para preparar os árbitros que apitarão as partidas nos Estados Unidos no meio do ano.
“Temos de ver o futebol e os gols, não a arbitragem”, enfatizou o diretor de arbitragem Massimo Busacca. "A arbitragem deve ser invisível durante o jogo. Você nem sabe o que um bom árbitro fez ou quem ele é, mas ele tem de estar preparado para o caso de ter de intervir", acrescentou.
