Mais

FIFA quer realizar playoff para definir adversário do Flamengo no Mundial de Clubes

O Mundial de Clubes começará no dia 14 de junho
O Mundial de Clubes começará no dia 14 de junhoGiorgio Viera/AFP
A FIFA revelou neste domingo (30) que planeja realizar um duelo eliminatório para definir o quarto integrante do Grupo D do Mundial de Clubes. A vaga está em aberto após a exclusão do León, do México, por ser propriedade da mesma empresa que administra o Pachuca, outra equipe mexicana na competição.

Com isso, o Flamengo não tem todos os seus adversários definidos na fase de grupos. Além de Chelsea e Esperánce de Tunis, a ideia da FIFA é fazer uma disputa entre Los Angeles FC e América do México para determinar a última equipe do grupo do Rubro-Negro.

Veja a tabela completa do Mundial de Clubes

O América do México foi escolhido por ser o melhor time via ranking da Concacaf, já o LAFC foi o vice-campeão na Concachampions vencida pelo León em 2023. A vaga seria decidida em uma partida de playoff, segundo a entidade máxima do futebol.

No entanto, a decisão só será tomada após o dia 23 de abril, quando a Corte Arbitral do Esporte (TAS) julgará o recurso do León e da Alajuelense. Esta última, equipe da Costa Rica, pleiteia um lugar no Mundial se baseando na limitação de vagas para o mesmo país, excetuando os times campeões.

Veja comunicado oficial da FIFA:

“A FIFA pode confirmar que está considerando uma partida de play-off entre o LAFC e o Club America pelo direito de participar da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025, substituindo o Club Léon após a decisão do Comitê de Apelação da FIFA.

O LAFC participaria como vice-campeão do Club Léon na Liga dos Campeões da Concacaf de 2023, pela qual o Club Léon se classificou. O Club América participaria como o time mais bem classificado no ranking de confederações do Mundial de Clubes da FIFA, pelo qual a classificação também é determinada.

O vencedor do play-off se classificaria, a menos que procedimentos legais decidam o contrário.

Mais detalhes serão fornecidos no devido tempo.”