Mais

FIFA "rebaixa" todos os campeões mundiais pré-Copa de Clubes, mas tira relatório do ar

O São Paulo não aparecia mais como campeão mundial
O São Paulo não aparecia mais como campeão mundialFRANCK ROBICHON / EPA / Profimedia

A FIFA divulgou relatório sobre a Copa do Mundo de Clubes, na terça-feira (17), chamando todos os campeões mundiais pré-2025 de "campeões inter-confederações” — inclusive o Palmeiras e o Fluminense, que conquistaram a Copa Rio na década de 1950.

Após colocar no mesmo balaio todos os torneios, incluindo os seus Mundiais, a entidade parece ter voltado atrás. O relatório foi retirado do ar nesta quarta, e agora aparece como “página não encontrada" no site da FIFA.

Siga a Copa do Mundo de Clubes em tempo real

O documento listava a Copa Rio (1951-1952), a Copa Intercontinental (1960-2004) e o Mundial de Clubes da FIFA (2000-2023), além de outros torneios internacionais, como "Copa Inter-Confederações".

Relatório desapareceu da seção de mídia da FIFA
Relatório desapareceu da seção de mídia da FIFAFIFA/Reprodução

Segundo a listagem que saiu do ar, o Real Madrid tem 9 títulos intercontinentais, enquanto o São Paulo tem 3, o Santos e o Corinthians 2, e Grêmio, Flamengo, Fluminense, Internacional e Palmeiras têm 1.

Com este critério, Espérance, Al-Ahly e Wydad Casablanca, todos detentores de títulos Afro-Asiáticos de Clubes, também constam como campeões intercontinentais.

A FIFA ainda não respondeu pedido de explicação pela retirada do relatório de seu site.