Mais

Haaland chega a 300 gols e ultrapassa média de Messi e Cristiano Ronaldo na idade

Haaland já supera recorde de ídolos como Messi e CR7
Haaland já supera recorde de ídolos como Messi e CR7PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP

Erling Braut Haaland marcou seu 300º gol como profissional entre clube e país. Aos 24 anos, 11 meses e seis dias, o atacante do Manchester City supera os números de Lionel Messi e quase dobra Cristiano Ronaldo, Robert Lewandowski e Luis Suárez. Será que o norueguês conseguirá manter a média?

A temporada ruim do Manchester City e as lesões mantiveram Haaland fora dos holofotes, mas o craque ainda está lá. E, de vez em quando, atinge marcas surpreendentes para nos lembrar de quem é. Contra a Juventus, na última quinta-feira (26) o atacante marcou o 300º gol da carreira.

Acompanhe a Copa do Mundo de Clubes pelo Flashscore

Isso se deve à estreia na primeira divisão norueguesa com o Molde, além dos números espetaculares com a seleção. São 42 gols em 43 jogos pela Noruega, quase um gol por jogo, algo que vem mantendo em praticamente todas as temporadas desde que começou a marcar em 2019.

Como resultado, os 300 gols são divididos em 354 jogos a uma taxa de 0,85 gol por jogo. Se contarmos isso por 90 minutos jogados, realmente conseguimos uma proporção de 1,01. Haaland divide a marca em: 20 gols pelo Molde, 29 pelo Salzburg, 86 pelo Borussia Dortmund e 123 como jogador do Manchester City.

De um total de 354 partidas, o camisa 9 marcou em 186 (52,5%), nas quais fez 57 gols, 20 hat-tricks, três gols de pênalti e dois gols de rebote. Em outras palavras, em 44% das partidas em que marcou, Erling Haaland fez mais de um gol.

O norueguês ainda tem a Copa do Mundo de Clubes para continuar a melhorar uma temporada que alguns são capazes de descrever como ruim, e foram 33 gols, números com os quais muitos nem sonham.

É verdade que o jogador não está no nível de quando chegou ao City, quando marcou 52 gols em 53 jogos, quebrando todos os recordes em uma única temporada, tanto na Premier League quanto na Inglaterra. Haaland foi afetado por lesões, bem como pelas de Kevin de Bruyne, o grande parceiro no gramado. O belga, que agora jogará no Napoli, lhe deu 20 assistências em três anos.

Duelo com os maiores artilheiros da história

Conhecendo a ambição de Haaland, um dia o jogador vai querer terminar entre os maiores artilheiros da história do futebol. O primeiro e o segundo lugar são ocupados pelos dois maiores de todos os tempos, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.

O português está a caminho dos 1000 gols: atualmente tem 939 e acaba de renovar por mais duas temporadas com o Al-Nassr. O argentino tem 866. Para chegar lá, é preciso ser muito consistente e duradouro. No momento, Haaland está na faixa de potencial para alcançar números semelhantes, mas nada é linear ou certo no futuro.

Por enquanto, o norueguês é significativamente melhor do que os dois astros quando tinham sua idade. O atacante do Manchester City marcou o 300º gol aos 24 anos, 11 meses e seis dias. 9107 dias no total. Ao mesmo tempo, onde estavam o “7” e o “10”?

É curioso notar que, o atual artilheiro da história havia marcado quase a metade dos gols de Haaland. Cristiano Ronaldo tinha 158 gols nessa idade específica, distribuídos em 405 jogos (0,39). Era meados de janeiro de 2010, recém-chegado ao Real Madrid, e CR7 acabaria quebrando todos os recordes.

Em nove anos, tornou-se o maior artilheiro dos “merengues”, superando - e de longe - a média de gols por jogo: 450 em 438 (1,03). O português não marca menos de 20 gols em uma única temporada desde 2005/06. Leo Messi, por outro lado, estava próximo das estatísticas de Erling Haaland hoje: foram 275 gols em 397 jogos (0,69) entre Barcelona e Argentina.

O argentino tinha 9107 dias de idade em 30 de maio de 2012, menos de uma semana depois de marcar um gol na vitória por 3 a 0 sobre o Athletic na final da Copa do Rei. O atacante estava prestes a quebrar o recorde de gols em um ano civil, com 91. Na época, ele tinha 46, 43 como Culé.

Lewandowski e Suárez, outro espelho

Também é possível olhar pelo prisma dos outros dois grandes atacantes do século XXI, Robert Lewandowski e Luis Suárez. O polonês já está no “top 10” dos atacantes profissionais, com 695 gols e ainda tem chances de alcançar Puskás ou Romário, dependendo de quanto tempo o corpo aguentar.

Estatísticas de Haaland
Estatísticas de HaalandFlashscore

O uruguaio tem 590 depois de marcar contra o Palmeiras na Copa do Mundo de Clubes.  Com a mesma idade de 24 anos, 11 meses e seis dias, Lewandowski havia marcado 133 gols em 277 jogos, depois de chegar à final da Liga dos Campeões de 2013 com o Borussia Dortmund.

Enquanto isso, Suárez já estava arrasando com o Liverpool no final de 2011. 176 em 317 foi sua marca. Todos eles, por enquanto, estão sendo derrotados pelo voraz Haaland.

O noruguês não está mais sob os holofotes, mas ainda está lá. O tempo dirá se o camisa 9 do City foi capaz de fazer jus a essas lendas. O segredo para todos foi elevar o nível na segunda metade dos 20 anos e Haaland, que completará 25 anos em 21 de julho, está perto disso.

Haaland conquista feita histórico com 300 gols na carreira
Haaland conquista feita histórico com 300 gols na carreiraChandan KHANNA / AFP

Leia o artigo completo em BeSoccer

_______________________________________________

Patrocinado:

Copa do Mundo de Clubes da FIFA - Todos os jogos de graça, exclusivamente no DAZN

Registre-se para assistir

_______________________________________________