Mais

Início vacilante da Copa do Mundo de Clubes levanta dúvidas sobre sucesso do torneio

Mamelodi Sundowns e Ulsan jogaram diante de 3.000 torcedores
Mamelodi Sundowns e Ulsan jogaram diante de 3.000 torcedoresČTK / AP / David Klein
Uma atmosfera desoladora em estádios semi-vazios, anúncios irritantes em loop contínuo e o previsível domínio europeu: a Copa do Mundo de Clubes, anunciada por Gianni Infantino, presidente da FIFA, como a "nova era do futebol", teve um início hesitante. Enquanto os protagonistas reclamam da atmosfera "estranha" ou da falta de "euforia" e os torcedores e a mídia criticam duramente, a associação mundial está pintando seu próprio quadro no final do primeiro dia de jogos da fase de grupos.

A FIFA está "orgulhosa da atmosfera única e multicultural e do apoio que esta nova competição já gerou", afirmou em um resumo provisório inicial.

Confira a tabela completa da Copa do Mundo de Clubes

No entanto, as impressões dos estádios não mostram exatamente a favor de uma história de sucesso; assentos vazios podem ser vistos em abundância nas arquibancadas. Embora 556.294 espectadores tenham comparecido às 16 primeiras partidas da fase de grupos, quase o dobro de ingressos poderia ter sido vendido, totalizando 992.188.

Espaço para melhorias

A média de utilização da capacidade dos estádios é de apenas 56% e ainda há poucos sinais dos "dois, três ou quatro milhões" de torcedores anunciados pelo chefe da FIFA. Os públicos das partidas entre Mamelodi Sundowns e Ulsan, com 3.000 espectadores, e RB Salzburg e Pachuca, com 5.282 torcedores, tinham mais o caráter de uma liga regional. As partidas entre Dortmund e Fluminense, Monterrey e Inter de Milão e Chelsea contra Los Angeles FC tiveram cerca de 50.000 assentos vazios.

"Todo o ambiente era um pouco estranho. O estádio estava quase vazio", lamentou o técnico do Chelsea, Enzo Maresca. Joshua Kimmich, do Bayern, admitiu que não sentiu "tanta euforia" no estádio. Isso apesar de a FIFA ter se esforçado ao máximo, por exemplo, vendendo ingressos de última hora a preços baixos. De acordo com o Daily Mail, os torcedores teriam sido transferidos para outras áreas dentro dos estádios para que a imagem da câmera parecesse melhor preenchida.

Cruzou a linha vermelha com o World Feed?

As imagens transmitidas para o mundo já estão causando alvoroço por quebrarem um tabu. Isso porque o chamado World Feed mostra constantemente anúncios com som, e tanto a DAZN quanto a Sat.1 causaram uma tempestade de indignação nas redes sociais. As emissoras de TV têm usado banners publicitários na borda da tela, conhecidos como telas em L, durante as transmissões há algum tempo, mas agora a linha vermelha foi ultrapassada por muitos torcedores.

------------------------------------------------

Patrocinado:

Copa do Mundo de Clubes da FIFA - Todos os jogos ao vivo e gratuitos, exclusivamente no DAZN.

Registre-se aqui e garanta sua transmissão

------------------------------------------------

Pela primeira vez, as partidas de futebol apresentam anúncios com música - várias vezes durante os 90 minutos. Enquanto os anúncios são reproduzidos em primeiro plano, as imagens ao vivo da partida são movidas para um pequeno canto na borda da tela por alguns segundos. O comentarista e a atmosfera do estádio também são reduzidos durante esse período. Os críticos podem argumentar que, de qualquer forma, os espectadores não perdem nada de interessante durante os anúncios.

Domínio europeu nos EUA

Em termos esportivos, a Copa do Mundo de Clubes está indo como muitos especialistas previram: os times europeus estão dominando. Dos 12 representantes, apenas o Atlético de Madrid sofreu uma derrota na estreia - no duelo europeu com o Paris St. Germain, vencedor da Liga dos Campeões (4 a 0).

O Bayern conseguiu uma vitória de 10 a 0 sobre o Auckland, enquanto o Real Madrid e o Borussia Dortmund empataram, apesar de terem tido atuações ruins.

Um vencedor não europeu da Copa do Mundo de Clubes? Difícil de imaginar após as primeiras impressões. A diferença de desempenho é clara demais para isso. Mas talvez o projeto favorito de Gianni Infantino ganhe velocidade com uma reviravolta inesperada.