Inter de Milão e Fluminense se enfrentam nesta segunda-feira, às 16h (horário de Brasília), no estádio Bank of America, em Charlotte, por uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes.
Os italianos chegaram longe em todas as competições que disputaram na temporada europeia, mas saíram de mãos vazias e têm a oportunidade de continuar na briga por um título.
A Inter empatou com o Monterrey na estreia da fase de grupos e sofreu para derrotar o Urawa Red Diamonds, mas se aproximou um pouco do nível que a levou ao vice-campeonato europeu em uma vitória por 2 a 0 sobre o River Plate na terceira rodada.
O Fluminense pode mais uma vez surpreender um adversário europeu, mas precisará recuperar o desempenho da abertura da fase de grupos contra o Borussia Dortmund, depois de buscar a virada contra o Ulsan HD no segundo tempo e empatar com o Mamelodi Sundowns.
Inter de Milão x Fluminense: informações da partida
Data: Segunda-feira, 30 de junho, às 16h (horário de Brasília)
Local: Estádio Bank of America, em Charlotte (EUA)
Transmissão: Globo, SporTV, Globoplay, CazéTV, DAZN e Flashscore (comentários em áudio)
Odds: INT (1.70) - EMP (3.60) - FLU (5.50)
Notícias das equipes: Inter de Milão x Fluminense
A Inter de Milão foi pegando embalo com o decorrer da Copa do Mundo de Clubes. Começou devagar com um empate com o Monterrey e, apesar de mais de 80% de posse de bola contra o Urawa Red Diamonds, precisou de um gol de Valentín Carboni aos 47 minutos do segundo tempo para vencer por 2 a 1. Reservou sua melhor atuação para a última rodada, na qual derrotou e eliminou o River Plate com facilidade no estádio Lumen Field de Seattle.
Seria compreensível que a Inter administrasse a primeira fase da competição porque a sua temporada europeia foi duríssima. Brigou pelos três principais títulos praticamente até o fim e acabou ficando sem nenhum deles, vice-campeã do Campeonato Italiano e da Champions League, levando 5 a 0 do PSG na decisão, e eliminada nas semifinais da Copa Itália pelo rival Milan.
Isso se reflete na lista de desfalques: o meia Hakan Çalhanoglu e o defensor Benjamin Pavard, ambos titulares, embarcaram ao lado de Piotr Zielinski e Yann Bisseck de volta para a Itália e se despediram da competição. O atacante Marcus Thuram e o meia Davide Frattesi também estão tratando de problemas físicos, mas, segundo a Gazzetta dello Sport, até poderiam ter ficado no banco de reservas contra o River e devem disputar as oitavas.
As ausências estão abrindo espaço para a garotada. Se Carboni, 20 anos, foi o autor do gol decisivo contra o Urawa, coube a Francesco Pio Esposito, 19, abrir o placar em Seattle, com um ótimo domínio para enganar a marcação antes de deslocar o experiente goleiro Franco Armani. Foi seu primeiro gol pelo time principal da Inter. Na última temporada europeia, ele marcou 19 gols emprestado ao Spezia na segunda divisão.
O seu irmão mais velho Sebastiano Esposito (22) e o volante croata Peter Sucic (21) também têm ganhado oportunidades com o novo comandante nerazzurri, Cristian Chivu, que trabalhou nas categorias de base da Inter antes de treinar o Parma e ser convocado para substituir Simone Inzaghi, que saiu para o Al-Hilal, da Arábia Saudita, após a final da Champions League no fim de maio.
Provável escalação: Yann Sommer; Matteo Darmian, Francesco Acerbi e Alessandro Bastoni; Denzel Dumfries, Nicolò Barella, Kristjan Asllani, Henrikh Mkhitaryan e Federico Dimarco; Marcus Thuram (Francesco Pio Esposito) e Lautaro Martínez
A fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes começou animada para o Fluminense, com um empate contra o Borussia Dortmund em que criou chances para vencer, e terminou com uma atuação nervosa para segurar o empate por 0 a 0 com o Mamelodi Sundowns, que garantiu vaga no mata-mata, embora não em primeiro lugar.
O técnico Renato Gaúcho reconheceu que a sua equipe esteve em um nível abaixo dos outros jogos, incluindo a vitória por 4 a 2 sobre o Ulsan HD, mas exaltou a classificação, desde o começo o principal objetivo. “Às vezes no futebol é preciso sofrer, e o Fluminense soube sofrer (contra o Mamelodi) e conseguimos o objetivo. O grupo está de parabéns, e o torcedor também. O primeiro degrau a gente conseguiu”, afirmou.
Agora, é se preparar para enfrentar a vice-campeã europeia, e como lembrou Jhon Arias, um dos destaques da competição, o mata-mata é outra proposta. “Nosso primeiro objetivo eram as oitavas, mas não o único. Vamos passo a passo, com os pés no chão. Mata-mata é totalmente diferente, times mais fechados, com mais cautela. Sabemos jogar esse tipo de jogo”, acrescentou.
O Fluminense pode ter dois reforços para enfrentar a Inter de Milão. O primeiro seria Thiago Silva. Ele sentiu um desconforto muscular contra o Ulsan e acabou sendo preservado contra os africanos. Ignácio entrou em seu lugar e se destacou, mas a expectativa é que o experiente zagueiro de 40 anos esteja à disposição contra a Inter.
O segundo é mais difícil. Yefferson Soteldo, contratado do Santos para a disputa da Copa do Mundo de Clubes, chegou aos Estados Unidos com uma lesão muscular que o tiraria pelo menos da fase de grupos. Ele tem chances de jogar, dependendo de como seguir a sua recuperação nos dias anteriores à partida, ou, principalmente, se o Fluminense chegar às quartas de final.
Provável escalação: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Juan Freytes e Renê; Hércules, Nonato e Martinelli; Jhon Arias, Agustín Cannobio e Germán Cano
Onde assistir pela TV ao vivo ou transmissão online?
A partida será transmitida para o Brasil pela Rede Globo na TV aberta, pelo SporTV na TV fechada e pelos serviços de streaming CazéTV (disponível em plataformas como YouTube, Prime Video e Disney+), Globoplay e DAZN.
TV aberta: Globo
TV fechada: SporTV
Streaming: CazéTV, Globoplay e DAZN
Estatísticas de Inter de Milão x Fluminense
Inter de Milão e Fluminense se enfrentaram apenas uma vez: em 14 de junho de 1961, durante uma turnê europeia dos cariocas, quando 50.000 torcedores foram ao estádio San Siro, em Milão, ansiosos para verem o lendário meia espanhol Luis Suárez, que havia acabado de ser contratado do Barcelona. O amistoso terminou em 1 a 1.
A Inter enfrentou um brasileiro em 1969 na Supercopa Intercontinental, que reunia antigos campeões da Copa Intercontinental, uma disputa entre os campeões da Libertadores e da Copa dos Campeões da Europa com status de Mundial, e foi derrotada pelo Santos de Pelé por 1 a 0.
Duelos entre brasileiros e italianos foram mais comuns na era da Copa Intercontinental, embora o último tenha sido em 1993, quando o São Paulo venceu o Milan por 3 a 2. Será a primeira vez que equipes desses países se enfrentam na competição organizada pela Fifa, incluindo os formatos anteriores.
A Internazionale tentará vencer três jogos consecutivos dentro dos 90 minutos pela primeira vez desde março e, se possível, sem sair atrás no placar, como aconteceu em 18 das suas partidas na temporada 2024/25, com duas vitórias, oito empates e oito derrotas.
Cada grupo tem sua lógica dependendo dos confrontos, mas as estatísticas botam a Inter em quarto lugar no ranking de posse de bola, com média de 67,8% e em segundo em finalizações por partida (19), atrás do Manchester City. Os dois números são inflados pelo jogo contra o Urawa Red Diamonds, quando teve a bola 82% do tempo e arriscou 26 vezes a gol.
Um número interessante é que, embora finalize bastante, a Inter foi apenas a 25ª equipe que mais acertou o gol adversário, 3 vezes a cada 90 minutos, o que sugere uma certa falta de pontaria. Durante a fase de grupos, o Fluminense foi o 16º em posse de bola (48,9%), o 10º em finalizações (15) e o 18º em finalizações corretas (4.3).
Odds para Inter de Milão x Fluminense
As odds da Bet365 dão o favoritismo para a Inter de Milão nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes: a vitória da vice-campeã europeia no tempo normal está pagando 1.70, contra 5.50 a favor do Fluminense e 3.50 para o empate.
Contando a possibilidade de pênaltis e prorrogação, poucos apostadores parecem confiantes com as chances dos brasileiros porque a classificação da Inter está cotada em apenas 1.33. Para o Fluminense chegar às quartas de final, a odd da Bet365 é de 3.25.
A expectativa é de uma partida um pouco mais travada. A linha de gols baixou para 2.25 no mercado asiático e o mais de 2,5 está pagando 2.15.
O artilheiro mais provável do duelo é, naturalmente, Lautaro Martínez. Não apenas pela qualidade do capitão da Inter, mas também pelas estatísticas: ele marcou 10 gols em 11 partidas por competições internacionais (Liga dos Campeões ou Copa do Mundo de Clubes) nesta temporada.
É um aproveitamento fantástico, especialmente se considerarmos que ele se machucou no jogo de ida das semifinais europeias contra o Barcelona, atuou no sacrifício na volta e a Inter não viu a cor da bola na final contra o PSG. Com uma odd de 2.37 na Bet365, parece um ótimo valor para esta partida de oitavas de final.
Palpite: Para Lautaro Martínez marcar a qualquer momento - Odd: 2.37
As odds, corretas no momento da publicação, estão sujeitas a alterações.