Em março, o comitê de apelações da entidade máxima do futebol mundial, a FIFA, excluiu o León porque o clube do meia James Rodríguez não cumpria "os critérios exigidos". José de Jesús Martínez Patino é proprietário tanto do León como do Pachuca, que também se classificou para o torneio.
Veja a tabela completa do Mundial de Clubes
O León respondeu afirmando que a exclusão era "contra o espírito de competição justa" e que era uma "equipe independente, autônoma e soberana". O clube afirmou que "fará tudo o que puder para defender seu lugar no Mundial de Clubes", seguido de um recurso ao CAS.
À espera de um clube substituto
Em novembro de 2024, a FIFA abriu uma investigação por um comitê independente, que deu aos representantes dos clubes a oportunidade de provar que eles estavam agindo como dois clubes independentes. A entidade máxima do futebol mundial chegou à conclusão de que esse não era o caso.
A FIFA ainda não anunciou um possível clube substituto. No entanto, o clube Asociación Liga Deportiva Alajuelense (LDA), da Costa Rica, também recorreu ao CAS para que pelo menos um time mexicano seja excluído e para conseguir uma vaga no Mundial. Esse caso será julgado em 23 de abril.
O León e o Pachuca se classificaram para o Mundial de Clubes ao vencer a Copa dos Campeões da CONCACAF (2023 e 2024). O León enfrentaria o Chelsea, entre outros, no Grupo D.
Pela primeira vez, o Mundial de Clubes será realizado como um mega evento de quatro semanas. A Europa tem o maior contingente com 12 equipes, com o Brasil sendo representado por Flamengo, Botafogo, Fluminense e Palmeiras.