Mais

León, do México, recorre ao CAS após ser impedido de disputar Mundial de Clubes

Torcida do León tem tudo para se decepcionar com ausência do clube do Mundial
Torcida do León tem tudo para se decepcionar com ausência do clube do MundialČTK / imago sportfotodienst / Carlos Zepeda
O León, oito vezes campeão mexicano, está levando seu caso à Corte Arbitral do Esporte (CAS) após ser excluído do Mundial de Clubes da FIFA de 2025. Conforme anunciou o CAS nesta sexta-feira (4), o clube exige a reintegração à competição. O caso será ouvido a partir de 5 de maio, com o Mundial marcado para começar em 14 de junho.

Em março, o comitê de apelações da entidade máxima do futebol mundial, a FIFA, excluiu o León porque o clube do meia James Rodríguez não cumpria "os critérios exigidos". José de Jesús Martínez Patino é proprietário tanto do León como do Pachuca, que também se classificou para o torneio.

Veja a tabela completa do Mundial de Clubes

O León respondeu afirmando que a exclusão era "contra o espírito de competição justa" e que era uma "equipe independente, autônoma e soberana". O clube afirmou que "fará tudo o que puder para defender seu lugar no Mundial de Clubes", seguido de um recurso ao CAS.

À espera de um clube substituto

Em novembro de 2024, a FIFA abriu uma investigação por um comitê independente, que deu aos representantes dos clubes a oportunidade de provar que eles estavam agindo como dois clubes independentes. A entidade máxima do futebol mundial chegou à conclusão de que esse não era o caso.

A FIFA ainda não anunciou um possível clube substituto. No entanto, o clube Asociación Liga Deportiva Alajuelense (LDA), da Costa Rica, também recorreu ao CAS para que pelo menos um time mexicano seja excluído e para conseguir uma vaga no Mundial. Esse caso será julgado em 23 de abril.

O León e o Pachuca se classificaram para o Mundial de Clubes ao vencer a Copa dos Campeões da CONCACAF (2023 e 2024). O León enfrentaria o Chelsea, entre outros, no Grupo D.

Pela primeira vez, o Mundial de Clubes será realizado como um mega evento de quatro semanas. A Europa tem o maior contingente com 12 equipes, com o Brasil sendo representado por Flamengo, Botafogo, Fluminense e Palmeiras.