Mais

Messi e Suárez ainda podem tirar recorde de Cristiano Ronaldo na Copa do Mundo de Clubes

Messi pode atingir novo recorde na carreira no Mundial de Clubes
Messi pode atingir novo recorde na carreira no Mundial de ClubesCHANDAN KHANNA / AFP
Com a vitória do Inter Miami, Luis Suárez e Messi têm a chance de assumir a liderança do ranking de artilheiros da Copa do Mundo de Clubes em todos os tempos. Os dois sul-americanos estão apenas um atrás da marca de Cristiano Ronaldo.

Agora com um formato renovado que se tornará mais exigente e competitivo com o passar dos anos, a Copa do Mundo de Clubes mistura estatísticas do formato antigo com as do atual, que ainda está em sua primeira edição.

Confira tabela completa do Mundial de Clubes

A história continua a deixar Cristiano Ronaldo no topo da tabela de artilharia em um torneio que costumava ser disputado todos os anos e agora só acontece a cada quatro anos. O trono do português está em perigo com duas ameaças claras: Messi e Luis Suárez.

Cristiano marcou sete gols nas oito partidas que disputou na Copa do Mundo de Clubes, todas no formato antigo e distribuídas em quatro edições diferentes. Na primeira, em 2008, ele marcou um gol nas semifinais contra o Gamba Osaka quando ainda vestia a camisa do Manchester United. Em sua primeira passagem pelo Real Madrid, não marcou nenhum gol, mas na segunda, em 2016, sim.

Nas semifinais, marcou mais um gol contra o América do México e, na final, fez três gols contra o Kashima Antlers. Em sua última participação, em 2017, marcou um gol contra o Al-Jazira e outro na final contra o Grêmio.

Esses sete gols estão em primeiro lugar na tabela de artilharia de todos os tempos da competição. Atrás dele, há quatro jogadores com seis: Karim Benzema, Gareth Bale, Luis Suárez e Leo Messi. O primeiro não está participando e o segundo está aposentado, mas os dois atuais jogadores do Inter Miami têm uma última chance de, pelo menos, igualar o recorde estabelecido pelo jogador português.

Ambos aproveitaram ao máximo esta edição da Copa do Mundo. No caso do uruguaio, Luis Suárez havia marcado cinco gols até essa participação. Foi em 2015 com o Barcelona: três gols contra o Guangzhou nas semifinais e outros dois contra o River Plate na final. Coincidentemente, sob as ordens de Luis Enrique, que ele enfrentará neste domingo para tentar ampliar seu recorde e chegar às quartas de final em duelo contra o PSG.

A surpresa do Inter Miami lhes dá uma chance

Luis Suárez não conseguiu marcar nos dois primeiros jogos contra Al-Ahly e Porto, mas marcou no terceiro, contra o Palmeiras, chegando a seis gols, que agora se igualam aos de Leo Messi, que também conseguiu marcar nesta edição.

O “10” marcou seu primeiro gol em uma Copa do Mundo de Clubes em 2009, nas semifinais com o Barça contra o Atlante. Na final, ele marcou na prorrogação contra o Estudiantes para dar o título ao seu time.

Em 2011, ele marcou dois gols na final contra o Santos de Neymar. Na final de 2015, ele também marcou um gol contra o River Plate. Desde então, ele não havia conseguido marcar até este 2025. Ele marcou um gol de falta contra o Porto para aumentar sua contagem para seis, empatar com Suárez e ter a chance de assumir o trono de Cristiano. Os dois estão agora apenas um atrás, com PSG x Inter Miami ainda por jogar.

A uma certa distância, mas não podemos perder de vista os outros que ainda estão com cinco e que podem continuar ampliando sua vantagem nesta edição. Um deles é Valverde, do Real Madrid, que soma cinco gols e pode ampliar seu registro contra a Juventus, situação parecida com a de Al Dawsari, do Al-Hilal, que vai encarar o Manchester City. 

Confira matéria completa no site BeSoccer

_______________________________________________

Patrocinado:

Copa do Mundo de Clubes da FIFA - Todos os jogos de graça, exclusivamente no DAZN

Registre-se para assistir

_______________________________________________