Fluminense x Al Hilal darão início aos trabalhos na sexta-feira, em um jogo que poucos poderiam prever que aconteceria, já que seus adversários na última rodada foram Inter de Milão e Man City, respectivamente.
Confira a tabela completa da Copa do Mundo de Clubes
Pep Guardiola não vai concordar, é claro, mas isso certamente abriu essa metade do sorteio. Em seguida, Palmeiras x Chelsea, com Paris Saint-Germain x Bayern de Munique (uma repetição da final da Liga dos Campeões de 2020) e Real Madrid x Borussia Dortmund (uma repetição da final da Champions de 2024) para concluir a rodada.
Com as equipes sul-americanas se saindo particularmente bem até o momento, certamente não é uma conclusão precipitada que o troféu pode ir para seu destino habitual, a Europa. Vimos alguns placares ridiculamente unilaterais até agora, incluindo a vitória de 10 a 0 do Bayern sobre o Auckland City e a goleada de 6 a 0 do Manchester City sobre o Al Ain.
Sem mencionar o valor de entretenimento de um empate de 4 a 4 entre Porto e Al-Ahly ou a vitória histórica de 4 a 3 do Al-Hilal sobre o City.
Vinicius Jr. tem sido decepcionante
Os gols claramente ganham jogos, mas quais atacantes apareceram no torneio e ajudaram a levar seus times às últimas fases? Quais decepcionaram seus times quando foi necessário?
Era de se esperar que Vinicius Junior fosse uma luz brilhante no torneio, mas o brasileiro tem se mostrado letárgico e fora de ritmo por longos períodos.
Um retorno de apenas um gol e uma assistência em quatro partidas disputadas não é o tipo de retorno que anima os torcedores merengues, que agradecem pela participação de Gonzalo García.
O gol do jogador de 21 anos contra a Juventus nas oitavas de final foi o terceiro dele em quatro jogos, e a sensação do Castilla deve ter dado a Xabi Alonso um pouco de reflexão para a nova temporada.
"Eu sabia que essa competição era a oportunidade da minha vida", disse García após o jogo, e ele já vem recebendo elogios do ídolo do Real Madrid, Raúl, que o treinou durante a temporada 2024/25, além de outros.
Seus 25 gols pelo Castilla (time reserva do Real) na terceira divisão da Espanha é um recorde histórico, e o técnico do time sub-17 da Espanha, Hernán Pérez, acredita que García pode vir a ser o novo atacante do clube na próxima década.
Seja esse o caso ou não, podemos dizer que García tem aproveitado bem a oportunidade com as duas mãos.
Mbappé finalmente retorna
Kylian Mbappé entrou em campo contra a Juve depois de passar um período no hospital por causa de um vírus e, com três jogos a serem disputados no torneio, quem pode dizer que o francês não terá seu nome novamente em destaque no momento oportuno?
Harry Kane ainda tem interesse na Chuteira de Ouro e, tanto ele quanto Michael Olise, se juntam a García com três gols em quatro jogos.
O capitão da Inglaterra, que marca gols por diversão, ainda deve estar se perguntando como não marcou contra o Auckland City.
Outro jogador que marcou um trio de gols, mas que, no final das contas, não serviu para nada, foi Erling Haaland, do City.
Lesionado por longos períodos da última temporada, é possível dizer que o norueguês ainda está longe de sua melhor forma e, ainda assim, conseguiu aparecer no lugar certo e na hora certa neste Mundial, algo que ele faz com desenvoltura na primeira divisão inglesa.

Embora não possa aumentar a sua contagem graças à eliminação do Benfica pelo Chelsea, Ángel Di María, de 37 anos, pode se deleitar com a glória de estar sozinho com quatro gols em quatro jogos antes do início das quartas de final.
Um pênalti nos acréscimos contra os Blues não passou de um consolo tardio, mas o que é único sobre as contribuições do argentino é que todos os quatro gols foram marcados de pênalti. Todos foram marcados nos acréscimos, no final de cada tempo.
Messi marca os gols com magia
Outro argentino, Lautaro Martínez, não se saiu tão bem antes da Internazionale ser eliminada pelo Fluminense. Dois gols marcados não é o pior resultado, mas como capitão e líder da equipe, certamente esperava-se mais, ou melhor, exigia-se mais do clube nerazzurri.
Embora o público também tenha sido escasso em alguns jogos e se possa argumentar que o torneio não tenha realmente capturado a imaginação do público da maneira que a FIFA esperava, ainda houve alguns momentos épicos para comemorar.
Talvez o gol de falta de Lionel Messi na vitória sobre o Porto - seu único gol na competição - seja mais um que ficará na memória por muito tempo e, com uma série de partidas ainda a serem disputadas, mais lembranças serão criadas.
_______________________________________________
Patrocinado:
Copa do Mundo de Clubes da FIFA - Todos os jogos grátis, exclusivamente no DAZN.
Registre-se aqui para iniciar o streaming.
_______________________________________________
