O Glorioso perdeu por 1 a 0 para o Palmeiras em partida de oitavas de final muito disputada no Estádio Lincoln Field, após 120 minutos de intensa batalha.
Confira a tabela completa da Copa do Mundo de Clubes
Quando a partida parecia se encaminhar para a disputa de pênaltis, o gol de Paulinho na prorrogaçã garantiu a vitória aos paulistas, que agora enfrentarão o Chelsea, gigante da Premier League.
Em sua reação após o jogo, o técnico português foi questionado pelo Flashscore sobre os pontos positivos que tirou da derrota contra os tricampeões da Copa Libertadores e seus objetivos para o futuro.
"Cada jogo que jogamos, faz parte da construção da equipe. Continuamos a formar uma equipe. Aqui nos Estados Unidos, tivemos algum tempo para treinar. Tivemos um tempo que não temos no Brasil", afirmou Paiva, destacando a importância do crescimento contínuo.
Seu objetivo será integrar os novos contratados ao elenco e garantir que cada jogador entenda tanto suas funções individuais quanto a forma como contribuem para a dinâmica geral da equipe.
"Felizmente, agora teremos alguns dias para treinar e receber os novos jogadores, para que eles entendam o que devem fazer - defender e atacar e aprimorar o relacionamento com seus colegas em campo.
"Teremos esse tempo para trabalhar, para continuar a formar uma equipe de verdade. Quando saímos do Brasil, senti que já éramos uma equipe muito boa.
"Em alguns momentos difíceis, nossa reação foi muito boa. Então, quando saímos do Brasil, éramos uma só equipe. Agora que voltamos com essa experiência, somos outra equipe, mas ainda em formação. Agora estamos trabalhando com os novos jogadores e ansiosos pelas competições que temos", revela.
Vitória marcante na trajetória do Mundial
O Botafogo teve um início forte na competição, derrotando o Seattle Sounders em sua partida de abertura antes de surpreender o PSG, atual campeão da Liga dos Campeões o Paris Saint-Germain, em seu segundo jogo.
Apesar da derrota por 1 a 0 para o Atlético de Madrid, o time se classificou como vice-líder do Grupo B e avançou para a fase de mata-mata.
Mesmo assim, o técnico Paiva expressou orgulho pelo desempenho de sua equipe no cenário mundial. "Sinto orgulho pelo que nossos jogadores fizeram, pelo que a equipe técnica fez, orgulho por estarmos jogando contra uma equipe forte que conhecíamos muito bem.
"Sabíamos que essa partida seria resolvida nos detalhes. No início do segundo tempo, coloquei novos jogadores que não estavam em sintonia com o restante do time. Tivemos nossas oportunidades, mas não conseguimos finalizá-las. Por um lado, estamos tristes. Por outro, todos os jogadores compartilham meu sentimento de orgulho pelo que fizemos", analisa.
Embora Paiva tenha elogiado a força do Palmeiras, ele admitiu que não ficou surpreso com a maneira como o Verdão encarou a partida contra a sua equipe.
"Não há absolutamente nenhuma surpresa, essa é uma equipe muito compacta. É uma equipe que está sendo ajustada há algum tempo, uma equipe que joga de olhos fechados", pontua.

_______________________________________________
Patrocinado:
Copa do Mundo de Clubes da FIFA - Todos os jogos grátis, exclusivamente no DAZN.
Registre-se aqui para iniciar o streaming.
_______________________________________________