Mais

Rodrigo Mora deixou sua marca na Copa do Mundo de Clubes apesar da eliminação do Porto

Mora anotou golaço contra Al-Ahly
Mora anotou golaço contra Al-AhlyJose Manuel Alvarez Rey / NurPhoto / NurPhoto via AFP)
Rodrigo Mora e seu Porto foram eliminados da Copa do Mundo de Clubes antes do previsto. Apesar da rápida derrota dos Dragões, o talentoso meia-atacante já se destacou no cenário mundial com apenas 18 anos. E parece que veio para ficar.

Rodrigo Mora estreou nesta temporada pelo Porto. Formado nas categorias de base do clube português, só em setembro passado é que deu o salto para a equipe principal. Depois de algumas participações em amistosos de pré-temporada, ele fez sua primeira partida oficial contra o Bodo Glimt na Liga Europa. Como se fosse um parto, nove meses depois, ele já saiu da casca e se mostrou ao mundo do futebol na Copa do Mundo de Clubes.

Confira a tabela completa da Copa do Mundo de Clubes

Sua equipe durou pouco, mas o número 86 aproveitou a curta estadia dos Dragões para que, sobre sua camisa, muitos olhares se fixassem em sua desenvoltura. Ele gosta de aparecer atrás dos atacantes, onde o espaço, quase sempre, tem que ser conquistado. Com sua altura de 1,68 m, ele consegue se esgueirar entre corpos e pernas e colocar sua criatividade a serviço da equipe.

Ainda é cedo para pedir números, mas ele já deixou claras amostras de sua qualidade no gol que marcou contra o Al-Ahly na última rodada. Mora entrou na área passando por dois adversários com um toque e um drible. E quase sem tempo nem espaço para pensar, ele driblou o goleiro com uma finta seguida de um chute perfeito sem muito ângulo.

Este gol também o torna o quarto jogador mais jovem a marcar na história do torneio, com 18 anos e 50 dias, conforme informa o BeSoccer Pro. Neste ranking, ele fica atrás apenas de Alexander Pato em 2006 (17 anos e 102 dias), Roberto de la Rosa em 2017 (17 anos e 345 dias) e Hyeon-Seung Lee em 2006 (18 anos e 1 dia).

Há apenas alguns meses, o jovem meia teve dificuldade em conquistar minutos. Na verdade, até o final de dezembro, ele mal havia repetido sua presença simbólica em mais 8 partidas após sua estreia, nas quais somou apenas 117 minutos. Mas, entre os últimos dias de 2024 e os primeiros de 2025, tudo começou a mudar para um jogador que, de repente, se tornou peça fundamental da equipe.

O técnico Vitor Bruno, em seu último mês no Porto, começou a mostrar ao mundo um jogador talentoso que, ainda com 17 anos, tinha brilho e magia. Já com Martin Anselmi no banco, Mora também explodiu em números. Ele marcou sete gols e deu uma assistência em dois meses, entre março e maio, antes de se destacar neste Mundial de Clubes.

Clique aqui para ler a matéria completa no BeSoccer

------------------------------------

Patrocinado:

Copa do Mundo de Clubes da FIFA - Todos os jogos de graça, exclusivamente no DAZN.

Registre-se aqui para começar a assistir.

------------------------------------