Mais

UEFA se inclina para suspender Israel das competições internacionais

Protestos dos torcedores do PAOK frente ao Maccabi Tel Aviv
Protestos dos torcedores do PAOK frente ao Maccabi Tel AvivSAKIS MITROLIDIS / AFP

A UEFA deverá votar a favor para suspender a Associação de Futebol de Israel das competições internacionais devido à guerra em Gaza, segundo a Associated Press (AP). Na próxima semana, o Conselho da FIFA vai também tomar uma decisão sobre o assunto.

A AP garante que há uma maioria no Comitê Executivo da UEFA a favor de suspender as equipes israelenses de competições internacionais e citou duas fontes que permaneceram anônimas devido à "sensibilidade do assunto". Já o jornal britânico The Times indica que o organismo europeu deverá tomar uma decisão na próxima semana. 

Dentro de duas semanas, a seleção israelense volta a entrar em ação nas classificatórias para a Copa do Mundo de 2026, em duelos fora de casa com a Noruega, a 11 de outubro, e a Itália, em 14 de outrubro.

O Conselho da FIFA vai se reunir na próxima semana em Zurique e este será um dos tópicos abordados. Resta saber qual será a posição da organização liderada por Gianni Infantino que tem uma relação próxima com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um dos maiores aliados do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Além da seleção israelense, o Maccabi Tel Aviv, único representante do país nas competições europeias, poderá ver a sua caminhada na Liga Europa ficar em suspenso. O clube empatou na quarta-feira em 0 a 0 com o PAOK, na primeira rodada da fase de liga.

Ainda na terça-feira, peritos das Nações Unidas (ONU) pediram à FIFA e à UEFA que suspendessem a seleção de futebol de Israel das competições internacionais “como resposta ao genocídio em curso no território palestino ocupado”.