Mais

Xabi Alonso faz Real Madrid engrenar com novo esquema 3-5-2

Xabi Alonso (esq.) e Thomas Letsch, técnico do RB Salzburg
Xabi Alonso (esq.) e Thomas Letsch, técnico do RB SalzburgLee Smith / Reuters
O novo técnico do Real Madrid, Xabi Alonso, introduziu uma mudança tática para superar o RB Salzburg por 3 a 0 na quinta-feira (26), terminando como campeão do Grupo H.

Alonso, que chegou ao Real com a reputação de ser um inovador tático após sua passagem pelo Bayer Leverkusen, escalou uma defesa com cinco jogadores pela primeira vez desde que assumiu o cargo.

Confira os detalhes de Real Madrid 3x0 Salzburg

O sistema, com três zagueiros centrais e laterais agressivos, marcou um afastamento significativo da tradicional formação 4-3-3 usada pelos antecessores Carlo Ancelotti e Zinedine Zidane na última década no Bernabéu.

A mudança evocou lembranças da equipe de Vicente del Bosque que venceu a Liga dos Campeões de 2000, o último time do Real Madrid a adotar essa estrutura.

"Estamos fazendo isso passo a passo", disse o atacante Vinicius Jr. após o jogo. "É claro que não podemos nos adaptar totalmente às ideias do técnico tão rapidamente, isso leva tempo. Mas hoje foi um bom jogo para isso, especialmente no primeiro tempo."

Gráfico de pressão de Salzburg x Real Madrid
Gráfico de pressão de Salzburg x Real MadridOpta by Stats Perform

Alonso utilizou uma defesa com quatro jogadores nas duas partidas anteriores do Real na fase de grupos, mas na quinta-feira, Aurelien Tchouameni foi escalado entre os zagueiros Antonio Rudiger e Dean Huijsen, com Trent Alexander-Arnold e Fran Garcia atuando como laterais.

Jude Bellingham e Arda Guler jogaram como meias criativos, com Federico Valverde na função de volante, enquanto Vini e Gonzalo Garcia lideraram o ataque.

Posições médias Real Madrid contra o RB Salzburg
Posições médias Real Madrid contra o RB SalzburgOpta by StatsPerform

A mudança tática rendeu frutos, pois o Real Madrid dominou o jogo.

Bellingham e Guler sempre encontravam Vinícius em posições perigosas e o brasileiro abriu o placar aos 40 minutos, passando por dois defensores e chutando no canto inferior direito.

Confira a tabela completa do Mundial de Clubes

Em seguida, ele deu assistência para o gol de Valverde nos acréscimos do primeiro tempo com um passe de calcanhar. O atacante Gonzalo Garcia selou a vitória aos 39 minutos do 2° tempo, dando um toque por cima do goleiro do Salzburg para concluir um contra-ataque.

O desempenho foi uma melhora acentuada em relação às primeira partidas do Real no Mundial.

O Real Madrid enfrentará a Juventus nas oitavas de final, na terça-feira, quando a abordagem tática de Alonso será mais bem analisada. Espera-se que ele tenha o atacante Kylian Mbappé disponível depois que o francês desfalcou o time espanhol na fase de grupos devido a uma doença.

"Vamos esperar para ver, não quero me precipitar. Achávamos que Kylian estaria pronto para essa partida, mas não foi o caso", disse Alonso. "Agora temos quatro dias. Quero ser otimista, mas também cauteloso."

Siga Real Madrid x Juventus em tempo real

_______________________________________________

Patrocinado:

Copa do Mundo de Clubes da FIFA - Todos os jogos gratuitos, exclusivamente no DAZN.

Registre-se aqui para iniciar o streaming

_______________________________________________