Embora nos últimos meses, sob o comando de Carlo Ancelotti, ele tenha começado a aparecer com mais frequência, Arda Güler foi um dos grandes beneficiados pela chegada de Xabi Alonso ao Real Madrid. O técnico brincou com sua função nos dois primeiros jogos, mas parece já ter encontrado a chave para tirar o máximo proveito dele. O otomano abandonou a ala e até mesmo o meio-campo para recuar, a fim de centralizar o jogo da equipe na construção e ajudar nas tarefas defensivas.
Confira a tabela completa da Copa do Mundo de Clubes
Antes ele podia jogar como um “10” entre as linhas ou como um “11” no lado direito, mas agora ele se move para posições como um meio-campo defensivo. Nos três zagueiros que Xabi escalou em seus dois últimos jogos contra o Salzburg e a Juventus, Arda Güler desempenhou essa função. Ele também fortalece seus companheiros de equipe, com Fede Valverde mais livre quando se trata de levar a bola para a frente e Bellingham se dando ao luxo de aparecer onde achar necessário.

Já nos mapas de calor fornecidos pelo BeSoccer Pro, podemos ver uma grande mudança nas áreas de ação do jogador turco em comparação com os últimos jogos da temporada passada. De um pouco mais enquadrado na direita e tendendo a posições entre as linhas para pressionar por todo o centro do campo, como contra o Salzburg e a Juventus.
O próprio Xabi disse isso na entrevista pós-jogo à DAZN, após a vitória sobre a Juve, quando explicou por que adiantou Tchouaméni no segundo tempo. "A Juve estava um pouco mais recuada, ele mudou um pouco a abordagem. Colocamos Arda e Aurelien de volantes", explica.
Mudança que se reflete nos números
Até então, esse jogador de saída de bola mais posicional era apenas Güler, com Bellingham e Valverde mais móveis. Foi necessário um processo para que Arda Güler, que foi reserva contra o Al-Hilal na estreia do Real Madrid na Copa do Mundo de Clubes, se ajustasse à sua função. Quando entrou em campo, ele se movimentou muito mais na zona “10”. A partir da partida contra o Pachuca, na qual entrou novamente no segundo tempo, ele foi responsável pela construção a partir de trás.

Essa nova posição moldou um jogador totalmente diferente daquele que ele tinha visto no Real Madrid, e isso é confirmado por seus registros estatísticos. Sob o comando de Xabi, ele acumulou 247 minutos nos quatro jogos em que esteve no comando. No restante da temporada, sob o comando de Carlo Ancelotti, ele chegou a 2.212.
Essa nova zona de ação do turco significa que ele está mais longe da área e, portanto, sua média de passes-chave caiu de 0,76 para 0,33. Da mesma forma, houve queda no número de toques dentro da área (de 2,69 para 1,99) ou seus dribles bem-sucedidos (de 2,25 para 1,66). Ele é um tipo diferente de jogador e precisa correr menos riscos.
Por outro lado, o Real Madrid tem um jogador muito mais ativo com a bola. Arda Güler passou de uma média de 43,98 passes bem-sucedidos por jogo para 68,08. E não apenas a quantidade, mas também a forma: 25,57 são verticais, em comparação com os 17,45 anteriores. Jogando de frente para a bola, ele atua como um bastão e não como o executor do último passe. São lançamentos com menor probabilidade de erro.
O Madrid está lentamente começando a mudar sua forma de jogar sem a bola. Sob o comando de Carlo Ancelotti, esperava-se que ele jogasse com mais regularidade no meio-campo, e Xabi Alonso está tentando ganha uma outra força neste setor. No caso de Arda, isso também se reflete nas estatísticas. Onde ele encontra um pico mais alto é em seu número médio de recuperações: de 5,63 ao longo da temporada para 6,97 nesta Copa do Mundo de Clubes.
Dados de Güler na Copa do Mundo de Clubes
- 2º em passes bem-sucedidos para o terço final (31)
- 2º em duelos ofensivos vencidos (11)
- 3º em passes progressivos concluídos (20)
- 3º em passes bem-sucedidos (205)
- 3º em duelos defensivos vencidos (13)
- 4º em turnovers após perda (12)
- 5º em turnovers (21)
Confira a matéria completa no site BeSoccer
______________________________________________
Patrocinado:
Copa do Mundo de Clubes da FIFA - Todos os jogos grátis, exclusivamente no DAZN.
______________________________________________