O jogador argentino de 25 anos não viajou para solo americano no último domingo (8) com o restante do elenco do Boca devido à recusa dos EUA em lhe conceder o visto de trabalho.
Confira a tabela da Copa do Mundo de Clubes
O Boca Juniors não confirmou os motivos da recusa do visto. Segundo a imprensa sul-americana, porém, Costa se envolveu em uma tentativa de roubo em 2018, o que levou à abertura de um processo criminal contra ele.
O processo judicial teria sido o motivo pelo qual o jogador não foi autorizado a entrar antes nos Estados Unidos, que endureceram suas políticas de imigração sob o governo de Donald Trump.
"Ele está aqui e chegou hoje (sábado)", disse uma fonte do Boca Juniors à agência AFP.
Mesmo com a permanência inicial na Argentina, o Boca inscreveu Ayrton Costa na Copa do Mundo de Clubes, confiante de que encontraria uma solução para contar com ele. O zagueiro chegou ao clube em janeiro, comprado do Royal Antwerp, da Bélgica.

O zagueiro é uma das peças-chave na defesa da equipe comandada pelo técnico Miguel Ángel Russo, que vai estrear no Mundial na segunda-feira (16), contra o Benfica, em Miami. Ayrton Costa é considerado titular, especialmente depois que Marco Pellegrino, recém-contratado junto ao Huracán, chegou com uma lesão muscular.
Com a presença de Pellegrino em dúvida e Costa tendo tido poucos minutos de treinos com o grupo, o veterano Marcos Rojo, de 35 anos, surge como o jogador mais provável para a estreia na Copa de Clubes.
Liderado em campo pelo experiente atacante uruguaio Edinson Cavani, que também enfrenta problemas físicos, o Boca Juniors está no Grupo C, ao lado de Benfica, Bayern de Munique e Auckland City, da Nova Zelândia.