Em meio deste ano, o Brasil foi selecionado pela FIFA para receber a Copa do Mundo Feminina de 2027, uma canditatura histórica para o país que recebeu 119 votos favoráveis. Desta maneira, após sediar duas Copas masculinas, o país abrirá espaço para o futebol feminino.
Com a notícia das datas, a tendência é que o Brasileirão Masculino em 2027 seja interrompido durante a Copa do Mundo Feminina. Isso porque estádios que recebem partidas do torneio nacional serão utilizados no Mundial.
Será, portanto, o terceiro ano seguido que o Brasileirão será paralisado durante competições internacionais. As paradas que acontecerão em 2025 e 2026 se devem à realização do Mundial de Clubes da FIFA e a Copa do Mundo, respectivamente.
Além de definir as datas do Mundial Feminino, a FIFA divulgou a divisão de vagas para o torneio em solo brasileiro. De acordo com a entidade, 29 seleções sairão diretamente dos torneios eliminatórios continentais.
O Brasil, por ser o país-sede, já está garantido e terá a companhia de mais três representantes da CONMEBOL.
Veja abaixo a divisão de vagas para a Copa do Mundo Feminina:
ÁSIA: seis vagas diretas
ÁFRICA: quatro vagas diretas
Concacaf (Américas do Norte e Central): quatro vagas diretas
Oceania: uma vaga direta
Europa: 11 vagas diretas
As três vagas restantes serão decididas por meio de um torneio de play-off de dez equipes, compreendendo duas fases, com a seguinte alocação de vagas:
Duas vagas de play-off para a Ásia;
Duas vagas de play-off para a África;
Duas vagas de play-off para a Concacaf (ambas as vagas para se classificar automaticamente para a segunda fase com base no desempenho esportivo no torneio de play-off da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023™);
Duas vagas de play-off para a América do Sul (equipe com melhor classificação de acordo com o Ranking Mundial Feminino da FIFA/Coca-Cola para se classificar automaticamente para a segunda fase devido à classificação do Brasil como anfitrião da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027);
Uma vaga de play-off para a Oceania;
Uma vaga de play-off para a UEFA (para se classificar automaticamente para a segunda fase com base no desempenho esportivo no torneio de play-off da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023).
A primeira fase do torneio de play-off ocorrerá em novembro-dezembro de 2026 em um local centralizado com seis equipes classificadas com base no último Ranking Mundial Feminino da FIFA/Coca-Cola antes do sorteio do play-off.
As duas melhores equipes se classificarão para a fase final do play-off a ser disputada em um local centralizado em fevereiro de 2027, na qual serão acompanhadas por duas equipes da Concacaf, uma da CONMEBOL e uma da UEFA.
As seis equipes serão sorteadas em três caminhos, com uma partida eliminatória direta para determinar as três equipes classificadas para a Copa do Mundo Feminina. Equipes da mesma confederação não poderão ser sorteadas no mesmo pote.