Mais

Egito vence Djibouti com tranquilidade e garante vaga na Copa do Mundo de 2026

Mohamed Salah disputará sua segunda Copa do Mundo
Mohamed Salah disputará sua segunda Copa do MundoAbdel Majid BZIOUAT/AFP /Profimedia

O Egito se tornou o terceiro país africano a garantir presença na próxima Copa do Mundo ao vencer Djibouti por 3 a 0, em Casablanca, nesta quarta-feira (8), assegurando a liderança do Grupo A das Eliminatórias Africanas com uma rodada de antecedência.

O Egito se junta aos vizinhos Marrocos e Tunísia no torneio de 2026, que será realizado na América do Norte. O continente africano terá 9 vagas ao todo no Mundial de 2026.

Veja a classificação dos grupos das Eliminatórias Africanas

Embora o Egito tenha vencido a Copa Africana de Nações sete vezes, o país teve menos sucesso nas eliminatórias para a Copa do Mundo, classificando-se para o torneio apenas quatro vezes em 15 tentativas — em 1934, 1990, 2018 e agora em 2026.

Salah comanda os faraós

O jogador de 33 anos marcou 9 gols na maratona das Eliminatórias Africanas que começou há dois anos. A vitória do Egito sobre Djibouti com o brilho de Mohamed Salah garantiu uma vantagem incontestável de 5 pontos no Grupo A, faltando apenas uma rodada para o fim.

As estatísticas de Djibouti 0x3 Egito
As estatísticas de Djibouti 0x3 EgitoFlashscore

Duas vezes eleito o Jogador Africano do Ano, Salah ajudou o Liverpool a vencer a Premier League pela 20ª vez na temporada passada, igualando o recorde, e conquistou a Chuteira de Ouro com 29 gols. Mas o capitão egípcio perdeu o brilho no Inglaterra nesta temporada, marcando apenas três gols em nove partidas em todas as competições.

Porém, nesta quarta-feira (8), depois que Ibrahim Adel colocou o Egito em vantagem aos oito minutos, Salah marcou seis minutos depois e novamente no fim para fechar o placar e garantir a vaga na Copa do Mundo.

Confira abaixo as seleções já garantidas na Copa de 2026

América Central e do Norte (seis vagas): Canadá, Estados e México. (países-sede)

África - CAF (nove vagas): Egito, Marrocos e Tunísia.

Ásia - AFC (oito vagas): Irã, Coreia do Sul, Japão, Uzbequistão (estreante), Jordânia (estreante) e Austrália.

América do Sul (seis vagas): Argentina, Brasil, Uruguai, Colômbia, Equador e Paraguai.

Oceania - OFC (uma vaga): Nova Zelândia.

Europa (16 vagas): nenhuma definida ainda.