Grupo A
A Alemanha vai disputar um jogo decisivo contra a Eslováquia na última rodada do grupo. Ambas as seleções têm o mesmo número de pontos, mas os germânicos têm saldo de gols de +3. Por isso, os eslovacos são obrigados a vencer em Leipzig para garantir a vaga direta.
Caso contrário, deverão integrar o segundo pote no sorteio da repescagem. Se a Alemanha perder, estará no primeiro pote do sorteio da repescagem.

Grupo B
No Grupo B, tudo está praticamente decidido. A Suíça está virtualmente classificada para a Copa, a não ser que Kosovo vença o confronto direto, em casa, na última rodada, na terça (18), por uma diferença de seis gols. A tendência é de vaga direta da Suíça, com Kosovo indo para o terceiro pote do sorteio da repescagem.

Grupo C
Escócia x Dinamarca, na terça (18), é o jogo decisivo da última rodada. Os escoceses precisam vencer em Glasgow para se classificarem diretamente. Caso contrário, irão para a repescagem, presentes no segundo pote do sorteio. Se perderem, os dinamarqueses estarão no primeiro pote do sorteio.

Grupo D
A França já está garantida para o Mundial, enquanto a Ucrânia e a Islândia vão disputar um jogo decisivo pelo segundo lugar. Os nórdicos partem como menos favoritos, mas têm a vantagem de precisar de um empate para garantir vaga na repescagem. Se a Ucrânia vencer, estará no primeiro pote. Se a Islândia pelo menos empatar, deverá ficar no terceiro pote.

Grupo E
Outro grupo em que tudo está 99,99% decidido. A Espanha está praticamente garantida no Mundial, a não ser que sofra derrota por sete gols frente à Turquia. Sem esse resultado improvável, a Turquia integrará o primeiro pote do sorteio.

Grupo F
O Grupo F é um dos poucos em que três das quatro equipes ainda têm hipóteses de chegar ao primeiro lugar. Portugal é o grande favorito, precisando apenas vencer a Armênia em casa para dissipar quaisquer dúvidas.
Um empate obrigaria a esperar pelo resultado em Budapeste entre Hungria x Irlanda. Uma vitória dos húngaros por quatro gols os deixa na liderança, embora esse cenário seja pouco provável.
Se Portugal confirmar o favoritismo, a Hungria terá de evitar a derrota para garantir vaga na repescagem e ir para o sorteio no segundo pote. Se for derrotada, a Irlanda irá ao play-off, provavelmente no terceiro pote.
Os irlandeses só podem se classificar diretamente num cenário quase de ficção científica: Portugal perder em casa para a Armênia e eles vencerem em Budapeste por quatro gols de diferença.

Grupo G
A Holanda está praticamente garantida no Mundial, mesmo que perca de forma improvável para a Lituânia, pois seria necessário que a Polônia vencesse em Malta por pelo menos 13 gols para chegar ao primeiro lugar.
Os poloneses têm o segundo lugar garantido, mas ainda não sabem em que pote ficarão. Por agora, estão no primeiro, mas podem cair para o segundo, dependendo de outros resultados.

Grupo H
No grupo H, a situação está quase definida. Resta apenas uma dúvida: quem se classifica diretamente? A Bósnia precisa vencer em Viena para ultrapassar a Áustria na classificação.
Os austríacos são favoritos para a vaga direta mas, se perderem, ficam no primeiro pote do sorteio. Já a Bósnia, se não conseguir vencer, irá ao play-off no terceiro pote.

Grupo I
No Grupo I, também está tudo praticamente decidido. Só uma vitória improvável da Itália por nove gols frente à Noruega poderia alterar o cenário.
Os escandinavos já têm o bilhete para a América garantido, enquanto a Itália irá ao play-off no primeiro pote.

Grupo J
No Grupo J, três equipes brigam pelo primeiro lugar. A Bélgica tem uma vantagem de dois pontos e recebe o modesto Liechtenstein no último jogo, devendo confirmar vaga direta.
Assim, o País de Gales recebe a Macedônia do Norte num duelo que vale o segundo lugar. Os galeses só têm a opção de vencer e, se o fizerem, devem integrar o segundo pote.
Se não conseguirem vencer, irão para a repescagem via Liga das Nações e ficarão no quarto pote. Por outro lado, se a Macedônia do Norte não perder no País de Gales, estará no play-off no terceiro pote. Se for derrotada, irá no quarto pote via Liga das Nações.

Grupo K
No Grupo K, tudo está decidido: Inglaterra está classificada diretamente e Albânia irá ao play-off. Os dois times se enfrentam na última rodada somente para cumprir tabela. A única dúvida para os albaneses é o pote em que ficarão: provavelmente será o terceiro, mas podem subir ao segundo dependendo de outros resultados.

Grupo L
No Grupo L, também está tudo definido: a Croácia está classificada diretamente, enquanto a República Tcheca irá ao play-off, provavelmente no segundo pote.

Via Liga das Nações
De momento, as equipes já garantidas no quarto pote são Romênia, Suécia e Irlanda do Norte, sendo que o último lugar será decidido pelo vencedor do duelo País de Gales x Macedônia do Norte.
Quando será o sorteio da repescagem europeia
O sorteio da repescagem europeia está marcado para quinta-feira (20), às 10h (horário de Brasília), na Suíça. O sorteio dos grupos do Mundial será no dia 5 de dezembro, em Washington, a partir das 15h (de Brasília).
Quando acontece a repescagem europeia
A UEFA dividirá as 16 equipes em quatro chaves, com quatro times em cada. Os times do pote 1 enfrentarão times do pote 4 e os times do pote 2 pegam os do pote 3. Os potes 1, 2 e 3 serão referentes à colocação das equipes no Ranking da FIFA, enquanto o 4 será composto pelos classificados via Nations League.
As semifinais serão jogadas em partida única nos estádios das equipes do primeiro e segundo pote e estão agendadas para 26 de março de 2026, com os vencedores disputando a "final" (também em jogo único) em 31 de março de 2026, sendo o local do jogo definido por sorteio, definindo os últimos quatro times do continente.
