Mais

Escócia e Áustria encerram jejuns e voltam à Copa após 28 anos

A Escócia escreveu uma página linda do futebol nesta terça-feira (18)
A Escócia escreveu uma página linda do futebol nesta terça-feira (18)Andy Buchanan/AFP

Escócia e Áustria garantiram nesta terça-feira (18) as suas vagas na Copa do Mundo de 2026 e encerraram jejuns de 28 anos. As duas seleções europeias não disputaram nenhum Mundial neste século e participaram pela última vez em 1998, na França.

As duas seleções se juntam à Noruega, que também garantiu sua volta à Copa do Mundo após 28 anos. Outra equipe do Velho Continente que pode conseguir esse feito é a Romênia, ainda viva na repescagem.

Veja a classificação final dos grupos das Eliminatórias Europeias

A Copa do Mundo de 1998 guarda uma semelhança importante com o próximo Mundial, pois também foi a primeira após um aumento de vagas. O torneio organizado pela França inaugurou a era com 32 vagas, e o campeonato do ano que vem começará o período de 48 postos.

Escócia vive épico

A Escócia garantiu vaga na Copa do Mundo pela primeira vez desde 1998 em uma partida emocionante, vencendo a Dinamarca por 4 a 2 no Hampden Park lotado, após gols nos acréscimos de Kieran Tierney e Kenny McLean.

Confira detalhes de Escócia 4x2 Dinamarca

Quando Patrick Dorgu empatou para a Dinamarca, que jogava com 10, aos 36 minutos do segundo tempo, os visitantes pareciam perto do ponto necessário para ir à Copa. Tierney, porém, marcou um belo gol nos acréscimos. Depois, McLean viu o goleiro Kasper Schmeichel adiantado e acertou um lindo chute do meio-campo.

Áustria arranca vaga

A Áustria garantiu vaga na Copa do Mundo de 2026 ao empatar em 1 a 1 com a Bósnia, graças a um gol de Michael Gregoritsch. O resultado fez a equipe austríaca terminar na liderança do Grupo H.

Veja como foi Áustria 1x1 Bósnia e Herzegovina

Precisando vencer para se garantir em sua segunda Copa, a Bósnia saiu na frente com um gol de Haris Tabakovic aos 12 minutos. No segundo tempo, os bósnios recuaram e tentaram segurar o resultado, mas Gregoritsch aproveitou cruzamento de Marcel Sabitzer aos 32 e classificou a Áustria.