Jean-Philippe Mateta foi recompensado pela excelente fase no Crystal Palace ao ser chamado para a seleção francesa anunciada nesta quinta-feira (2) para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo contra Azerbaijão e Islândia neste mês.
O atacante de 28 anos marcou quatro gols em 10 partidas em todas as competições nesta temporada pelo Palace, que segue invicto na Premier League e ocupa a terceira posição na tabela.
Confira a classificação das Eliminatórias
Mateta balançou as redes 17 vezes em todas as competições na última temporada pelo clube do sul de Londres e já soma 32 gols na Premier League desde o início da campanha 2023/24.
Ele já defendeu a França no time sub-21 e foi destaque no time de Thierry Henry nas Olimpíadas de Paris 2024, marcando cinco gols em seis jogos e conquistando a medalha de prata – mas nunca havia sido convocado pelo técnico Didier Deschamps para a seleção principal até agora.
"Gosto do perfil dele," disse Deschamps ao ser questionado sobre Mateta. "Ele não é tão jovem, mas já jogou por quase todas as categorias de base. Tem capacidade para marcar gols."
Mateta foi beneficiado, assim como o atacante do Milan Christopher Nkunku, pelas ausências por lesão do vencedor da Bola de Ouro Ousmane Dembélé e de seu companheiro de Paris Saint-Germain Désiré Doué.
Marcus Thuram, da Inter de Milão, que tem apenas dois gols em 31 jogos pela seleção e nenhum nos últimos dois anos, também está fora por lesão.
O jogador do Manchester City Rayan Cherki, que estreou pela França em junho, também está ausente após ficar afastado nas últimas semanas. Os atacantes Hugo Ekitike, do Liverpool e Maghnes Akliouche, do Monaco, mantêm seus lugares após estrearem no mês passado.
Real Madrid representado
No meio-campo, a ausência por suspensão de Aurelien Tchouameni abriu espaço para o retorno de seu companheiro de Real Madrid Eduardo Camavinga, que não atua pela França desde março.
Os Bleus, campeões mundiais em 2018 e vice-campeões em 2022, lideram o Grupo D com seis pontos após vencerem os dois primeiros jogos das Eliminatórias no mês passado contra Ucrânia e Islândia.
Vitórias em casa contra o Azerbaijão, em Paris, na sexta-feira, 10 de outubro, e fora contra a Islândia três dias depois podem ser suficientes para garantir à França a liderança do grupo e a classificação para a Copa do Mundo com duas rodadas de antecedência – desde que os outros resultados ajudem.
Seleção da França
Goleiros: Lucas Chevalier, Mike Maignan, Brice Samba
Defensores: Lucas Digne, Malo Gusto, Lucas Hernández, Theo Hernández, Ibrahima Konate, Jules Koundé, William Saliba, Dayot Upamecano
Meio-campistas: Eduardo Camavinga, Manu Kone, Michael Olise, Adrien Rabiot, Khephren Thuram
Atacantes: Maghnes Akliouche, Bradley Barcola, Kingsley Coman, Hugo Ekitike, Jean-Philippe Mateta, Kylian Mbappé, Christopher Nkunku