O papel do governo espanhol na Copa, visto como um verdadeiro projeto nacional, é definido pelo acordo do Conselho de Ministros de 30 de julho de 2024, que detalha uma série de compromissos pelo Executivo. Entre eles, o governo espanhol certificou à FIFA que a Espanha contará com as infraestruturas e os serviços necessários para o desenvolvimento ideal da competição.
Assim como na Copa de 1982 e, 10 anos depois, nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Barcelona, o governo contribuirá com uma distribuição significativa de recursos e apoio institucional. As competências estatais incluem segurança e ordem pública, transporte, saúde, emissão de vistos, acessibilidade, conectividade e sustentabilidade, bem como a projeção internacional do país.
A coordenação de todas as ações que dependem do governo da Espanha em relação à preparação e à organização do evento e, particularmente, em relação às sedes, dependerá dessa Comissão Interministerial, presidida pela Ministra da Educação, Formação Profissional e Esporte, Pilar Alegría.
O órgão formulará propostas de mudanças regulatórias e supervisionará as ações dos diferentes ministérios e órgãos públicos envolvidos. A estrutura também permitirá o monitoramento eficaz e contínuo dos compromissos assumidos.
Papel da Comissão Interministerial
A Comissão vai liderar o diálogo com os governos de Portugal e Marrocos, que compartilham com a Espanha a organização da primeira Copa do Mundo de futebol que terá diferentes continentes como sedes. Além disso, o conselho será responsável por criar uma colaboração público-privada e promover atividades relacionadas ao torneio, garantindo a máxima divulgação.
O vice-presidente da Comissão será o presidente do Conselho Superior de Esportes (CSD), José Manuel Rodríguez Uribes. Os presidentes da Real Federação Espanhola de Futebol, do Comitê Olímpico Espanhol e do Comitê Paraolímpico Espanhol, bem como um representante da FIFA e outras personalidades, participarão das reuniões da Comissão e dos grupos de trabalho paralelos, com direito a voz, mas sem direito a voto.
"Um compromisso com o futuro do nosso país e do nosso esporte"
Durante a reunião desta terça-feira que oficializou a criação da Comissão Interministerial, a Ministra da Educação, Formação Profissional e Esporte, Pilar Alegría, destacou a iniciativa como um passo importante no planejamento da Copa do Mundo 2030.
"A criação dessa Comissão Interministerial marca uma etapa fundamental na preparação de um evento histórico para o nosso país em termos econômicos, sociais e esportivos. A Espanha, como um dos países anfitriões, está empenhada em oferecer infraestruturas, serviços e apoio institucional necessário para garantir o sucesso organizacional desta competição, que transcende o futebol", disse.
"Trabalhando lado a lado com Portugal e Marrocos, faremos da Copa do Mundo de 2030 um exemplo de cooperação internacional e projeção externa. Tudo isso faz deste projeto um compromisso com o futuro de nosso país, com o legado que ele deixará para as gerações futuras", afirmou Pilar.
A ministra enfatizou que a organização de um evento dessa magnitude terá impacto na economia, vista a capacidade de criar empregos em setores-chave, como turismo, construção, comércio e o próprio esporte. Ainda, ressaltou que os efeitos da Copa serão duradouros na melhoria das infraestruturas e dos serviços públicos.
"Estamos cientes de que a Copa do Mundo de 2030 representa uma oportunidade única em termos de reputação e reconhecimento internacional, e que também fortalecerá o tecido social e acelerará a transformação do setor esportivo. Vamos trabalhar nela como o que ela é: um verdadeiro projeto nacional, no qual estamos todos unidos", concluiu a Ministra Pilar Alegría.