As chapas para o pleito deverão ser registradas entre os dias 18 e 20 de maio. O edital, com todas as informações da eleição, será publicado pela CBF neste sábado (17). A chapa vencedora vai administrar a entidade no quadriênio 2025-2029.
Confira a tabela das Eliminatórias no Flashscore
O pleito definirá o novo presidente da CBF, além de oito vice-presidentes, três membros efetivos e três membros suplentes do Conselho Fiscal.
A convocação de novas eleições faz parte da decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que recomendou brevidade na situação.
Os 27 presidentes das federações estaduais participarão do pleito. O voto deles possui o maior peso — 3 — na disputa. Participarão ainda da Assembleia Geral os 20 clubes da Série A do Brasileirão, que possuem peso 2 na votação, e os 20 times da Série B, com peso 1.
A mudança de comando na CBF acontece em um momento bastante peculiar, com Ednaldo Rodrigues sendo retirado do cargo em pleno Congresso da FIFA no Paraguai, e dias depois de anunciar o italiano Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira.
O movimento de ruptura com a gestão Ednaldo já foi encabeçado por 19 federações estaduais e candidatos já se alinham para a eleição do dia 25 de maio. O cenário é de incerteza, já que o presidente afastado recorreu da decisão junto ao Supremo Tribunal Federal. O mérito da causa, todavia, só será julgado no dia 28 de maio, dias depois da eleição na CBF.
Apesar da instabilidade na entidade, Carlo Ancelotti reforçou que vai cumprir seu contrato, iniciando seus trabalhos no dia 26, quando fará a primeira convocação para as Datas FIFA de junho. O Brasil enfrentará Equador e Paraguai, respectivamente, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.