Irã volta atrás e confirma presença no sorteio da Copa do Mundo 2026

Irã estará na Copa do Mundo 2026
Irã estará na Copa do Mundo 2026Photo par ATTA KENARE / AFP

A seleção do Irã confirmou nesta quarta-feira (3) que vai enviar representantes para o sorteio da fase final da Copa do Mundo, que acontece na sexta-feira (5) em Washington, mudando assim a decisão anterior de boicotar o evento por problemas com vistos.

"Amir Ghalenoei, técnico da seleção do Irã, vai participar da cerimônia do sorteio da Copa do Mundo como representante da seleção, junto com mais uma ou duas pessoas", anunciou um porta-voz da Federação Iraniana de Futebol na TV estatal.

Na sexta-feira, outro dirigente havia informado que comunicaram à FIFA sobre a ausência da delegação iraniana na cerimônia, em resposta à recusa dos Estados Unidos em conceder visto para vários membros da delegação.

Os Estados Unidos, que não mantêm relações diplomáticas com o Irã há mais de 40 anos, serão um dos coanfitriões da Copa do Mundo 2026 ao lado de Canadá e México. A maioria dos jogos, incluindo a final, será realizada em solo americano.

Classificado desde março

O time iraniano garantiu vaga na Copa do Mundo 2026 em março e está no pote 2 do sorteio, conforme definido pela FIFA. No pote também estão: Croácia; Marrocos; Colômbia; Uruguai; Suíça; Japão; Senegal; República da Coreia; Equador; Áustria; e Austrália.

Irã e Estados Unidos, rivais há mais de quatro décadas, iniciaram em abril negociações mediadas pelo sultanato de Omã sobre o polêmico programa nuclear iraniano.

Mas essas conversas estão paradas desde o ataque surpresa de Israel contra o Irã em 13 de junho, que desencadeou um conflito de 12 dias entre os dois países, período em que o país norte-americano atacou três importantes instalações nucleares iranianas.