A vitória arrancada com sofrimento deixou a Itália viva na disputa pela vaga direta do Grupo I. Apenas o líder da chave irá para a Copa do Mundo sem passar pela repescagem e hoje a ponta pertence a Noruega. A seleção nórdica possui 12 pontos, 3 a mais que a Azzurra. A tetracampeã mundial só enfrenta sua rival direta na última rodada e possui desvantagem no saldo de gols.
Veja a classificação atualizada das Eliminatórias da Copa
A Data FIFA de outubro exigirá da Itália 100% de aproveitamento para tentar fugir da temida repescagem. A Azzurra visita a Estônia no dia 11 de outubro e recebe Israel no dia 14.
Drama italiano
Para quem esperava uma vitória tranquila da Itália, o primeiro tempo já mostrou que o duelo contra Israel seria mais equilibrado que o previsto. Depois de tanto incomodar, Israel marcou com grande contribuição italiana. Dan Biton tentou cruzar para o meio da área e viu Manuel Locatelli desviar para o gol.

Ao sair atrás, o alerta vermelho foi ligado para a Itália e a equipe de Gennaro Gattuso se lançou ao ataque. A postura mais ofensiva gerou resultado no fim do primeiro tempo e Moise Kean deixou tudo igual.

O segundo tempo começou com a Itália em cima, mas quem marcou foi Israel, em bela finalização de Dor Peretz. No entanto, a Azzurra reagiu na saída de bola e empatou de novo com Moise Kean. Após sustos sucessivos, a tetracampeã do mundo tomou conta do duelo e conseguiu construir vantagem com gols de Matteo Politano e Giacomo Raspadori.
Contudo, na reta final, a Itália conseguiu se complicar e gerou um fim de jogo dramático. Alessandro Bastoni marcou contra e recolocou Israel no jogo. Minutos depois, o empate veio em jogada pelo alto e o segundo de Don Peretz no jogo. Com um empate desastroso na conta, os italianos foram para o desespero e conseguiram o quinto com o heroi Sandro Tonali.