Mais

Koundé, da França, reclama de calendário cheio no futebol: "Consumo excessivo"

Jules Koundé, da França
Jules Koundé, da FrançaReuters / Sarah Meyssonnier
O defensor Jules Koundé, da França, pediu uma reflexão sobre o calendário cada vez mais congestionado do futebol. O atleta do Barcelona alertou que o excesso de jogos está afetando não só os jogadores, mas todo o ecossistema ao redor do esporte.

Koundé concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira (3), dois dias antes da partida entre Ucrânia e França, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. O defensor afirmou que o ritmo intenso dos jogos está cobrando seu preço.

Siga as Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo

"Não se trata apenas dos jogadores. Existem famílias. Também penso em todas as pessoas que trabalham ao redor do futebol e que, às vezes, são vítimas desse ritmo implacável", disse Koundé.

Koundé em ação pelo Barcelona
Koundé em ação pelo BarcelonaUrbanandsport / NurPhoto / NurPhoto via AFP

Como atua no Barcelona, Koundé não participou da Copa do Mundo de Clubes, que ocorreu entre 14 de junho e 13 de julho nos Estados Unidos. Ainda assim, o jogador de 26 anos comentou sobre o impacto do torneio em uma temporada já sobrecarregada.

Rayan Cherki, do Manchester City, e William Saliba, do Arsenal, foram cortados da seleção francesa por lesão. Já Ousmane Dembélé, do PSG, não treinou na última terça (2) devido a um problema na coxa.

O PSG, que chegou à final do Mundial, disputou 65 partidas na temporada 2024/25.

"É todo um ecossistema. Às vezes, quando exageramos nas coisas, deixamos de valorizá-las. Quando vemos demais, já não damos a mesma importância. É isso que está acontecendo com o futebol – é consumo excessivo", analisou Koundé

Os números de Koundé, do Barcelona e da França
Os números de Koundé, do Barcelona e da FrançaFlashscore

A primeira edição ampliada da Copa do Mundo de Clubes, com 32 equipes, acrescentou 63 jogos ao calendário do verão europeu. A situação gerou críticas de jogadores e clubes sobre o cansaço e o risco de lesões.

Koundé pediu que as entidades no comando do futebol reflitam sobre a sustentabilidade do modelo atual a longo prazo.

"São questões que precisamos colocar em perspectiva. E acredito que precisam mudar", concluiu.

A França enfrenta a Ucrânia nesta sexta (5) em Wroclaw, na Polônia, às 15h45 (horário de Brasília). Depois, recebe a Islândia em Paris, na próxima terça (9). São os dois primeiros jogos dos Bleus nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.