Contratado em junho, Gattuso comandará a Azzurra pela primeira vez na próxima sexta-feira (5), contra a Estônia, pelo Grupo I das Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2026. Três dias depois, os italianos vão à Hungria para enfrentar a seleção de Israel.
Veja a classificação das Eliminatórias da Copa
"Sinto o peso da responsabilidade porque vesti essa camisa. Faremos um balanço no final. Uma coisa é certa: não tenho medo. Vamos jogo a jogo, pensando em como fazer bem as coisas. Nossa história mostra que não vencemos muitos jogos fazendo muitos gols", acrescentou o ex-volante, campeão do mundo pela Itália como jogador em 2006.
"Devemos entrar em campo com autoridade e orgulho, mas não podemos encarar o jogo (contra a Estônia) com o objetivo de marcar o máximo possível de gols", alertou.
Gattuso assumiu o cargo no lugar de Luciano Spalletti, demitido após a derrota da Itália por 3 a 0 diante da Noruega nas Eliminatórias. Tetracampeã mundial, a seleção italiana não conseguiu se classificar para as Copas de 2018 e 2022, apesar de ter conquistado seu segundo título da Eurocopa em 2021.