O atacante Akor Adams aproveitou um passe do zagueiro Aaron Appindangoye, do Gabão, e pegou o goleiro Loyce Mbaba fora do gol para marcar o primeiro da Nigéria aos 33 minutos do segundo tempo. Mas Mario Lemina empatou aos 44 minutos, levando o jogo para a prorrogação.
Confira a classificação das Eliminatórias da Copa do Mundo
Um gol de Chidera Ejuke e dois de Victor Osimhen garantiram a classificação da Nigéria para a final na capital marroquina no domingo (16), quando enfrentará a República Democrática do Congo, que superou Camarões na segunda semifinal (1 a 0) desta quinta-feira, em Rabat.
A repescagem africana é disputada pelos quatro melhores segundos colocados dos nove grupos de qualificação africanos, que terminaram no mês passado.
O vencedor da eliminatória em Marrocos representará a África na repescagem intercontinental de março, quando serão decididas as duas últimas vagas para a Copa do Mundo ampliada para 48 equipes.
Foi uma partida exaustiva sob chuva, com a Nigéria tendo sorte de não sofrer um pênalti no início do segundo tempo, depois que Bright Osayi-Samuel pareceu puxar a camisa de Appindangoye em um escanteio e impedi-lo de chegar à bola. Mas o pênalti não foi marcado, mesmo após uma longa verificação do VAR.
Adams, que disputava apenas sua terceira partida pela seleção nigeriana, marcou, mas o chute de Lemina desviou em Osayi-Samuel e deu ao Gabão o sonhado empate.
Osimhen perdeu chance
A Nigéria poderia ter vencido o jogo nos acréscimos do segundo tempo, mas Osimhen, com apenas o goleiro para superar, inexplicavelmente chutou para fora. Mas um passe soberbo do capitão Wilfred Ndidi colocou Ejuke em posição de marcar aos sete minutos da prorrogação, restaurando a vantagem da Nigéria.
Osimhen então compensou a chance perdida com um gol magnífico cinco minutos depois, marcando de um ângulo fechado após receber um passe de Benjamin Fredrick, que avançou pelo campo.
O ex-Jogador Africano do Ano mostrou então sua habilidade ao dominar um passe longo na entrada da área do Gabão, driblar a defesa e chutar da direita, cruzando o goleiro e mandando a bola no canto esquerdo do gol.
Os preparativos da Nigéria no início desta semana foram interrompidos porque os jogadores se recusaram a treinar até que o dinheiro prometido anteriormente fosse pago, uma situação que foi resolvida na quarta-feira (12).
