Rafa Márquez será o técnico da seleção mexicana após a Copa de 2026

Rafa Márquez será o treinador do México após a Copa
Rafa Márquez será o treinador do México após a CopaNoeliaDeniz/Urbanandsport/NurPhoto via AFP

O ex-zagueiro Rafael Márquez assumirá o cargo de técnico da seleção mexicana assim que a Copa do Mundo de 2026 terminar, anunciou nesta segunda-feira (21) à Fox Sports Duilio Davino, diretor de seleções da federação do país.

El Kaiser, ex-jogador do Barcelona e do Monaco, entre outros clubes, que disputou cinco Copas do Mundo com a camisa do El Tri (2002, 2006, 2010, 2014 e 2018), trabalha atualmente como auxiliar técnico da equipe.

Siga todas as notícias sobre a Copa do Mundo

Ele ocupa essa função desde que Javier Aguirre assumiu o comando, em agosto de 2024, para a preparação rumo ao Mundial da América do Norte, que terá início em 11 de junho.

"O contrato dele está assinado", disse Davino em entrevista ao ex-jogador chileno Fabián Estay. O objetivo de Rafa Márquez será levar a seleção mexicana à Copa do Mundo de 2030.

O dirigente revelou ainda que a comissão técnica do próximo treinador está "80%" definida. Davino destacou que Márquez, de 47 anos, mantém as mesmas qualidades de liderança que mostrou ao longo de sua carreira como jogador, a qual começou em 1996 e terminou em 2018.

"Hoje, como auxiliar e como treinador, ele é exatamente como era quando jogador. Ele se transforma dentro do vestiário", observou Davino.

Rafa Márquez detém o recorde de 147 jogos pelo México, o que o coloca como o quarto jogador com mais atuações na história da seleção.

Os próximos jogos do México
Os próximos jogos do MéxicoFlashscore

Como zagueiro, Márquez foi uma figura emblemática sob o comando de treinadores do El Tri, como os mexicanos Manuel Lapuente, o próprio Javier Aguirre e Miguel Herrera, assim como o argentino Ricardo La Volpe e o colombiano Juan Carlos Osorio.