Potes
Pote 1: Alemanha, França, Espanha, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica, Itália, Croácia, Suíça, Dinamarca, Áustria
Pote 2: Ucrânia, Suécia, Turquia, País de Gales, Hungria, Sérvia, Polônia, Romênia, Grécia, Eslováquia, República Tcheca, Noruega
Pote 3: Escócia, Eslovênia, Irlanda, Albânia, Macedônia do Norte, Geórgia, Finlândia, Islândia, Irlanda do Norte, Montenegro, Bósnia e Herzegovina, Israel
Pote 4: Bulgária, Luxemburgo, Belarus, Kosovo, Armênia, Cazaquistão, Azerbaijão, Estônia, Chipre, Ilhas Faroe, Letônia, Lituânia
Pote 5: Moldávia, Malta, Andorra, Gibraltar, Liechtenstein, San Marino
Como funciona o sorteio
Primeiramente, todas as equipes do Pote 1 são designadas para os 12 grupos de A a L em ordem. Em seguida, os potes de 2 a 5 são esvaziados completamente. Os grupos A a F consistirão em quatro equipes e os grupos G a L em cinco.
Quem se qualifica para a Copa do Mundo de 2026?
Ao todo, a Europa terá 16 representantes na Copa do Mundo. Os 12 vencedores dos grupos se classificarão diretamente, com os outros quatro vindo dos play-offs. Os 12 segundos colocados e os quatro vencedores de grupo da Liga das Nações com melhor posição no ranking da FIFA que não estejam classificados formam um grupo de 16, com apenas quatro deles garantindo vaga na América da Norte.
Quando ocorrem as partidas?
A fase de grupos das Eliminatórias da Copa do Mundo começa em março e vai até novembro de 2025, com os play-offs ocorrendo em março de 2026. Os grupos de cinco times têm seus primeiros jogos em março, com os grupos de quatro equipes sendo abertos em setembro de 2025, após as quartas de final (março) e a reta final da Liga das Nações, em junho.
O que mais você precisa saber?
Algumas partidas foram excluídas por motivos de viagem, climáticos ou políticos. As restrições se aplicam às "nações periféricas" como Azerbaijão, Cazaquistão e Islândia.
A combinação de partidas de sete países com invernos rigorosos, como Finlândia e Noruega, será limitada.
O resultado da Liga das Nações também pode mexer com as Eliminatórias europeias. Por exemplo, se a Alemanha vencer as quartas de final contra a Itália, os alemães estarão em um grupo de quatro equipes. Se perderem, jogarão em um grupo de cinco times.