Sorteio da Copa do Mundo 2026: siga AO VIVO a definição dos grupos

Atualizada
Andrea Bocelli em apresentação no sorteio da Copa do Mundo
Andrea Bocelli em apresentação no sorteio da Copa do MundoMandel NGAN / POOL / AFP / Profimedia

A FIFA sorteia os 12 grupos da Copa do Mundo de 2026 nesta sexta-feira (5), no Kennedy Center, em Washington, nos Estados Unidos. A Seleção Brasileira é cabeça de chave do Grupo C e vai estrear contra Marrocos.

No primeiro pote também estão os três países-sede: México, cabeça de chave do Grupo A; Canadá, do Grupo B; e Estados Unidos, do D.

Confira todas as seleções classificadas para a Copa do Mundo

As outras nove seleções cabeças de chave foram determinadas pelo ranking da FIFA, o mesmo critério adotado para a composição dos potes 2, 3 e 4.

Anthony Wells, narrador do Flashscore, em Washington para sorteio da Copa do Mundo
Flashscore

Um evento diferente no sábado (6) vai revelar datas, horários e locais de cada jogo da fase de grupos.

Grupos da Copa do Mundo 2026

• A: México, Coreia do Sul

• B: Canadá, Suíça

• C: Brasil, Marrocos

• D: Estados Unidos, Austrália

• E: Alemanha, Equador

• F: Holanda, Japão

• G: Bélgica, Irã

• H: Espanha, Uruguai

• I: França, Senegal

• J: Argentina, Áustria

• K: Portugal, Colômbia

• L: Inglaterra, Croácia

Onde assistir ao sorteio da Copa do Mundo de 2026?

A cerimônia terá transmissão da Globo e do SBT na TV aberta, do SporTV e da NSports na TV fechada, e da CazéTV no YouTube.

Regulamento

Em cada pote, as duas seleções mais bem colocadas no ranking serão direcionadas para chaves opostas. Isso significa que, no pote 1, Espanha e Argentina só poderão se enfrentar em uma eventual final se avançarem como líderes. Além disso, cada grupo tem no máximo duas seleções europeias.

A ideia é distribuir as seleções mais bem ranqueadas em lados opostos da chave, preservando o equilíbrio da competição e evitando encontros precoces entre as principais favoritas.

Mesmo em cenários em que alguma delas não termine em primeiro lugar, a estrutura segue protegendo os quatro principais cabeças de chave, que só poderiam se enfrentar a partir das semifinais. 

Além disso, permanece a regra que impede que equipes da mesma confederação caiam no mesmo grupo — com exceção da UEFA, que, por ter 16 seleções, pode ter até duas representantes agrupadas na fase inicial.

Na briga por vaga

Até o momento, 42 seleções já têm vaga garantida na Copa do ano que vem. Os seis últimos participantes serão definidos após a repescagem da Europa, que tem 16 países na disputa, e a repescagem intercontinental, com seis seleções de diferentes confederações. Os jogos serão em março de 2026.

Na repescagem europeia estão Itália, Irlanda do Norte, País de Gales e Bósnia no caminho A; Ucrânia, Suécia, Polônia e Albânia no B; Turquia, Romênia, Eslováquia e Kosovo no C; e República Tcheca, Irlanda, Dinamarca e Macedônia do Norte no D.

A intercontinental conta com dois grupos: RD Congo, Jamaica e Nova Caledônia no 1; Bolívia, Suriname e Iraque no 2.