Mais

Brasil supera expulsão aos 8 minutos de jogo e avança para oitavas do Mundial Sub-17

Brasil se virou bem com um jogador a menos
Brasil se virou bem com um jogador a menosČTK / imago sportfotodienst / NOUSHAD THEKKAYIL

O Brasil venceu o Paraguai por 5 a 4, nos pênaltis, em Doha, no Catar, pela 2ª fase do Mundial Sub-17. O jogo desta sexta-feira (14) terminou sem gols, com a Seleção precisando se virar depois de ter um jogador expulso aos 8 minutos. Nas penalidades, o goleiro João Pedro fez a diferença com três defesas salvadoras.

Com o resultado, o Brasil avança para as oitavas de final para enfrentar a França, que passou pela Colômbia

Confira os resultados do Mundial Sub-17

O Brasil, tetracampeão do torneio, chegou para o confronto após terminar sua chave na liderança, de forma, invicta (2V, 1E). O Paraguai, por sua vez, passou como um dos melhores terceiros colocados.

Veja os detalhes de Brasil x Paraguai

Expulsão precoce

O favoritismo da Seleção subiu no muro logo aos 8 minutos quando o zagueiro Vitor Hugo recebeu cartão vermelho direto ao agredir adversário. A decisão veio após pedido dos paraguaios, usando uma das regras que estão sendo testadas pela FIFA que permite a cada time solicitar dois desafios por jogo. 

Apesar do homem a menos, o Brasil não foi pressionado, conseguindo equilibrar as ações e fazer o goleiro adversário trabalhar. Por outro lado, o arqueiro João Pedro, do Brasil, seguia assistindo ao jogo sem ser incomodado. 

O Brasil manteve a boa postura na 2ª etapa, mas o Paraguai conseguiu, enfim, ficar perto do gol. Aos 13, uma jogada de bola aérea terminou explodindo no travessão brasileiro.

Placar (quase) aberto

O susto não fez a Seleção se intimidar, com o placar sendo aberto por Ruan Pablo na sequência, antes do VAR identificar impedimento na jogada.

A partir da segunda metade da etapa final, o Brasil não teve o mesmo ritmo, com as poucas substituições talvez afetando a regularidade. João Pedro precisou aparecer em lance cara a cara para salvar a pátria e levar a decisão para os pênaltis. 

Nos tiros diretos, o Brasil saiu atrás em chute de Luis Eduardo e precisou de mais uma intervenção de João Pedro para deixar tudo igual. Nos chutes alternados, o goleiro brasileiro voltou a fazer a diferença, mas Arthur Ryan chutou pra fora na hora de decidir. Após mais uma defesa de João Pedro, coube a Luis Felipe não decepcionar para confirmar o Brasil na próxima fase.