Mais

Um Haaland com fome de Copa iguala recorde de Lewandowski com dois jogos a menos

Haaland e Lewandowski, em um Manchester City x Barcelona
Haaland e Lewandowski, em um Manchester City x BarcelonaFoto por JOSEP LAGO / AFP

Com os dois gols contra a Itália, Erling Haaland encerrou as Eliminatórias para a Copa do Mundo com 16 gols, igualando o recorde da UEFA de Robert Lewandowski. O polonês marcou a mesma quantidade rumo à Rússia 2018, mas precisou de dois jogos a mais que o norueguês.

Haaland chegou a San Siro praticamente garantido na Copa, mas não satisfeito, o artilheiro mais letal do mundo quis deixar sua marca mais uma vez pela seleção. O atacante do Manchester City, com dois gols, comandou a festa da Noruega diante da Itália, em um 4 a 1 histórico que garantiu os nórdicos na Copa após uma campanha perfeita com oito vitórias em oito jogos.

Confira a classificação das Eliminatórias da Copa do Mundo

Os dois gols de Haaland também confirmaram sua impressionante regularidade como goleador, já que conseguiu balançar as redes em todas as partidas e, de quebra, fez história. Até então, os 16 gols na fase de classificação era um recorde exclusivamente de Lewandowski com a Polônia

Mesma quantidade de gols, melhor média

Na classificaçãode 2018, a Polônia fez uma campanha incrível de 8-1-1 com apenas uma derrota em que Lewandowski passou em branco (um 4 a 0 diante da Dinamarca).

Os dinamarqueses sofreram com a fúria de Lewy (3 a 2 com um hat-trick), enquanto Montenegro (2), Armênia (4), Cazaquistão (2) e Romênia (5) foram as outras vítimas de Robert, que marcou 1,6 gol por partida.

Haaland precisou de dois jogos a menos, anotando a impressionante média de dois gols por confronto. A Itália sofreu três gols em dois confrontos, enquanto a Moldávia levou seis do norueguês, sendo cinco em uma única partida. Os outros gols de Erling foram distribuídos assim: três contra a Estônia e quatro diante de Israel.

Além disso, com os gols marcados, o norueguês está a apenas 11 gols de Lewandowski (aguardando o que o polonês pode fazer contra Malta) na classificação histórica de artilheiros da fase de classificação europeia para a Copa do Mundo. Uma lista que, claro, tem Cristiano Ronaldo isolado na liderança com 37 gols.

A três gols do recorde mundial

Com esses 16 gols, como já mencionamos, Haaland igualou (ou superou, se considerarmos sua média) a melhor marca de gols em uma fase de classificação da UEFA, ficando muito próximo do recorde mundial, que pertence há quase 30 anos a Karim Bagheri.

O iraniano, no caminho para a Copa do Mundo da França 1998, conseguiu marcar 19 gols somando as duas fases de grupos disputadas na AFC, a repescagem dentro da própria confederação que o Irã jogou e a repescagem internacional.

Dos seus gols, sete vieram em uma goleada impressionante de 17 a 0 sobre as Maldivas, na qual Bagheri, antes dos 17 minutos de jogo, já havia feito um hat-trick, marcando os outros quatro gols na última meia hora da partida.

Leia o artigo no BeSoccer