A Venezuela chegou a estar duas vezes à frente do placar, antes do primeiro gol de Suárez no fim do primeiro tempo, mas se desorganizou completamente depois do intervalo e foi castigada por vários contra-ataques da Colômbia. Mostrou pouco poder de reação, apesar de ter descontado antes de levar o sexto gol.
Confira a classificação final das Eliminatórias Sul-Americanas
Classificada à Copa do Mundo, a Colômbia terminou a sua participação nas Eliminatórias com 28 pontos, em terceiro lugar pelo saldo de gols. A Venezuela, com 18, ficou apenas em oitavo, dois pontos atrás da Bolívia, que disputará a repescagem intercontinental por vaga na Copa do Mundo.
Primeiro tempo alucinante
Mais interessada no resultado, a Venezuela partiu para cima. Aos dois minutos, Salomón Rondón, especialista nesse tipo de lance, fez a parede para Telasco Segovia abrir o placar. No entanto, após escanteio cobrado por James Rodríguez, Yerry Mina, também em sua especialidade, empatou de cabeça.
Veja todos os detalhes de Venezuela 3x6 Colômbia
Um minuto depois, Kevin Mier deixou escapar um chute de Segovia, e Josef Martínez apareceu voando para completar. O primeiro tempo teve alguns períodos de calmaria, mas também outros lances perigosos, como uma bomba de James Rodríguez de fora da área e uma bicicleta de Martínez no travessão.
Aos 41 minutos, Richard Ríos cruzou do bico da grande área e Luis Díaz dividiu pelo alto com dois marcadores venezuelanos. Luis Suárez mandou a sobra para dentro e os dois times aos vestiários com o placar empatado. Foi seu primeiro gol pela Colômbia. Não seria o último.

O outro Luis Suárez
Xará do seu colega uruguaio mais famoso, Luis Suárez é uma adição recente à seleção colombiana. Estreou em 2020 e teve algumas oportunidades dois anos depois, mas voltou a ser convocado apenas no último mês de junho.
Ele fez 27 gols em 41 rodadas da segunda divisão espanhola pelo Almería e foi contratado pelo Sporting para o lugar de Viktor Gyökeres, vendido ao Arsenal. Fez apenas o seu sexto jogo pela Colômbia no duelo contra a Venezuela.
E provavelmente nunca o esquecerá. Aos cinco minutos do segundo tempo, o atacante de 27 anos recebeu o passe de James pela esquerda da grande área, pedalou para dentro e virou o jogo. Pouco depois, em novo contra-ataque, recebeu na medida de Luis Díaz e marcou de canhota.
Ainda deu tempo de marcar pela quarta vez na noite, escorando a batida cruzada de Richard Ríos na pequena área.
A Venezuela reagiu tarde demais, com Rondón, aos 31 minutos do segundo tempo. Quando começava a sonhar com um milagre, a Colômbia matou o jogo em outro contra-ataque, finalizado por Jhon Córdoba.
