Este artigo contém links de afiliados para anunciantes. A análise é própria. Jogue com responsabilidade, 18+
O Atlético de Madrid receberá o Barcelona nesta quinta-feira (12), às 17h (de Brasília), no Estádio Riyadh Air Metropolitano, pela partida de ida das semifinais da Copa do Rei.
Confira a chave completa da Copa do Rei
O duelo será uma reedição da semi da temporada passada, quando o Atleti conseguiu arrancar um histórico empate por 4 a 4 fora de casa, com dois gols depois dos 39 minutos da etapa final.
No entanto, um gol de Ferran Torres no Metropolitano deu a vitória para o Barcelona, que depois derrotou o Real Madrid na prorrogação para conquistar a competição pela 32ª vez seguida.
Treze pontos separam os dois na ponta da tabela de La Liga, com os catalães à frente. O Atlético está nos playoffs da Champions League, mas sabe que a Copa do Rei é a sua chance mais realista de ser campeão nesta temporada.
Atlético de Madrid x Barcelona: informações da partida
Data: Quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h (Brasília)
Local: Estádio Riyadh Air Metropolitano, em Madri (ESP)
Transmissões: ESPN Brasil e Disney+
Odds: ATL (3.10) - EMP (3.90) - BAR (2.05)
Notícias das equipes: Atlético de Madrid x Barcelona
O Barcelona teve duas notícias importantes fora de campo. O presidente Joan Laporta renunciou ao cargo, um requisito estatutário para poder concorrer à reeleição. O vice-presidente esportivo Rafa Yuste assumiu como presidente interino até o pleito de 15 de março.
O Barça também anunciou que se retirou oficialmente da Superliga Europeia. Foi o penúltimo dos 12 clubes fundadores a deixar o projeto que prometia criar uma competição concorrente à Liga dos Campeões. Agora, resta apenas o Real Madrid.
Em campo, o time de Hansi Flick venceu o Mallorca por 3 a 0 no último fim de semana e manteve a liderança de La Liga com 58 pontos, um a mais que o Real. Foi a terceira vitória seguida pelo Espanhol e a 12ª em 13 rodadas.
Fora desde o fim de janeiro por uma lesão na coxa contraída contra o Slavia Praga, o meia Pedri será desfalque contra o Atlético de Madrid. O seu retorno está previsto para 22 de fevereiro, contra o Levante.
Outro que deve retornar em fevereiro é o meia Gavi. Ele está afastado desde setembro, quando foi operado para tratar uma lesão no menisco do joelho direito. Recentemente, publicou vídeo nas redes sociais treinando com bola.
Um dos principais jogadores do Barcelona, Raphinha é dúvida para enfrentar o Atlético de Madrid. Ele foi substituído por uma sobrecarga no músculo adutor da perna direita no intervalo contra o Elche no fim de janeiro.
Ficou fora da vitória sobre o Albacete pela Copa do Rei e da partida do último fim de semana contra o Mallorca. A lesão, segundo ele, está sendo avaliada dia a dia e não pareceu otimista que conseguirá jogar na quinta-feira.
Provável escalação: Joan García; Jules Koundé, Pau Cubarsí, Eric García e Alejandro Balde; Frenkie de Jong, Marc Casadó (Fermín López) e Dani Olmo; Marcus Rashford, Lamine Yamil e Ferran Torres (Robert Lewandowski)
O Atlético de Madrid se classificou às semifinais goleando o Betis fora de casa por 5 a 0. Três dias depois, recebeu o mesmo adversário no Metropolitano e foi derrotado pelo placar mínimo, graças a um gol do brasileiro Antony.
Foi o quinto tropeço nas últimas nove rodadas de La Liga, o suficiente para afastá-lo dos líderes. O Atleti está a 13 pontos do Barcelona e sua terceira colocação é ameaçada pelo Villarreal, que disputou uma partida a menos.
Simeone explicou que sua equipe sofre contra adversários que defendem com bloco baixo, bem fechados na frente da sua área, um “grande defeito que nós da comissão técnica não sabemos melhorar”.
A seca de gols do seu principal atacante não ajuda. Julián Álvarez não balança as redes por La Liga desde a 11ª rodada, no começo de novembro. Mesmo nas outras competições, seu último gol saiu contra o PSV, pela Champions League, em dezembro.
O capitão Koke também apontou para as condições do gramado do Metropolitano: “Honestamente, ele não está em boas condições. Um time como o Atlético precisa que o gramado seja bom. Esperam que atuemos em um alto nível e precisamos de um gramado desse nível para conseguir fazê-lo”.
O Atlético estará sem o meia Pablo Barrios, substituído por lesão no começo do segundo tempo da goleada sobre o Betis nas quartas de final.
Provável escalação: Jan Oblak; Marcos Llorente, Pubill (José Giménez), David Hancko e Matteo Ruggeri; Giuliano Simeone, Rodrigo Mendoza, Koke e Thiago Almada (Álex Baena); Ademola Lookman e Julián Álvarez (Antoine Griezmann)
Onde assistir pela TV ao vivo ou transmissão online?
A partida será transmitida pela ESPN Brasil na TV fechada e pelo serviço de streaming Disney+.
TV fechada: ESPN Brasil
Streaming: Premiere
Estatísticas de Atlético de Madrid x Barcelona
O Barcelona é o atual campeão e maior vencedor da Copa do Rei, com 32 títulos. O Atlético de Madrid aparece em quarto na lista (10), mas não a conquista desde 2012/13.
O Barça tem levado vantagem no confronto direto: ganhou oito dos últimos 10 jogos contra o Atlético de Madrid. A única vitória colchonera nesse período foi pelo primeiro turno do Campeonato Espanhol de 2024/25, com gol de Alexander Sorloth aos 51 minutos do segundo tempo.
Aquela também foi a única vez que Simeone derrotou Hansi Flick. Eles se enfrentaram em outras seis partidas, incluindo dois confrontos de fase de grupos de Champions League da época em que o técnico alemão estava no Bayern de Munique.
No comando dos bávaros, Flick goleou o Atlético por 4 a 0 na Allianz Arena. Aliás, ele tem a receita para marcar contra os times de Simeone: seus times fizeram 18 gols em sete encontros, média de 2,57 a cada 90 minutos.
Odds de Atlético de Madrid x Barcelona
Mesmo atuando fora de casa, o Barcelona é favorito para sair com a vitória no primeiro jogo das semifinais da Copa do Rei, segundo as odds da bet365.
A vitória dos catalães está pagando 2.05, com 3.10 a favor do Atlético de Madrid e 3.90 pelo empate.
Os catalães são ainda mais bem cotados para avançar à decisão, com odd de apenas 1.33. A classificação dos colchoneros está pagando 3.25.
O histórico do confronto direto aponta para uma partida cheia de gols: os últimos seis encontros entre Atlético de Madrid e Barcelona produziram 25 gols e apenas um deles não cumpriu a linha de mais de 2,5.
Embora a odd não esteja tão alta, parece bastante segura.
Palpite: Mais de 1,5 gols - Odd: 1.44 (bet365)
Explicação da aposta: A aposta será vencedora se houver pelo menos três gols na partida
