Mais

Barcelona vence Atlético de Madrid fora e encara Real Madrid na final da Copa do Rei

Ferran Torres garantiu a vitória do Barcelona sobre o Atlético de Madrid
Ferran Torres garantiu a vitória do Barcelona sobre o Atlético de MadridQSP / Alamy / Profimedia
Onze anos depois, a Copa do Rei terá El Clásico na final. O Barcelona garantiu vaga na decisão ao vencer o Atlético de Madrid por 1 a 0 nesta quarta-feira (2), no Metropolitano, em Madri, após 4 a 4 na ida. Ferran Torres decidiu o duelo em um primeiro tempo dominado pelo Barça. O Atleti cresceu na segunda etapa e perdeu chances.

A final entre Barcelona e Real Madrid está marcada para 26 de abril, um sábado, no Estádio Olímpico de La Cartuja, em Sevilha. No último clássico que decidiu a Copa do Rei, em 2013/14, o Real venceu por 2 a 1 e desempatou o histórico em finalíssimas (4 a 3).

Confira a tabela completa da Copa do Rei

Já o Atlético de Madrid vai completar 12 anos sem o título da Copa do Rei. Além disso, o time de Diego Simeone sofreu duas derrotas seguidas em casa (ambas para o Barça) pela primeira vez desde dezembro de 2021.

Antes da final, o Barcelona se concentra em LaLiga e na Liga dos Campeões. O time de Hansi Flick recebe o Betis no sábado (5), pelo campeonato nacional, e o Borussia Dortmund na próxima quarta (9), pela ida das quartas de final da Champions. O Atleti, por sua vez, visita o Sevilla no domingo (6).

As estatísticas de Atlético de Madrid x Barcelona
As estatísticas de Atlético de Madrid x BarcelonaFlashscore

Freguesia colchonera

O Barcelona eliminou o Atlético de Madrid pelo quarto duelo seguido na Copa do Rei, algo inédito na história do clássico. O time catalão chegou a oito jogos de invencibilidade contra os colchoneros no torneio, com seis vitórias e dois empates. O último triunfo do Atleti ocorreu há 25 anos, em abril de 2000.

Veja todos os detalhes de Atlético de Madrid 0x1 Barcelona

De quebra, o Barça alcançou a quarta vitória consecutiva na casa do rival em todas as competições e se aproximou do recorde, de cinco (1986-1989). O time catalão também é o que tem mais vitórias sobre o técnico Diego Simeone: 22. O argentino possui apenas seis triunfos em 40 confrontos.

Simeone sofreu 22ª derrota para Barcelona na carreira
Simeone sofreu 22ª derrota para Barcelona na carreiraPierre-Philippe MARCOU / AFP

Genialidade de Yamal decide duelo

O Barcelona foi amplamente superior no primeiro tempo e criou três grandes chances. Aos 27 minutos, Lamine Yamal rasgou a defesa colchonera com um passe magistral para Ferran Torres, que abriu o placar. O Barça seguiu em cima após o gol e poderia ter ampliado.

O Atleti, que finalizou só uma vez no primeiro tempo, acordou na etapa final. Sorloth entrou no intervalo e protagonizou os lances de maior perigo: perdeu uma chance na cara de Szczesny e teve um gol anulado. O Barça também criou boas oportunidades, mas o 1 a 0 se manteve.

Ferran Torres fez o gol do jogo no primeiro tempo
Ferran Torres fez o gol do jogo no primeiro tempoThomas COEX / AFP