O resultado deixa o Real Madrid com a vantagem do empate para o duelo de volta. A Real Sociedad se vê obrigada a vencer os merengues longe de sua torcida para seguir sonhando com o título do torneio eliminatório.
Confira a tabela completa da Copa do Rei da Espanha
Os dois times voltam a se enfrentar no dia 1° de abril, no Santiago Bernabéu, para definir um dos finalistas. Na outra semifinal, tudo está em aberto após empate de 4 a 4 entre Barcelona e Atlético de Madrid.
O Real Madrid chegou à sétima vitória fora de casa, como visitante, na Copa do Rei, nos últimos oito jogos. Este foi o sétimo jogo de invenciblidade do time da capital espanhola considerando todos os torneios. Nas últimas 13 partidas, o Real perdeu apenas um jogo. A Sociedad viu interrompida sequência de duas vitórias seguidas
Pedindo passagem
Depois de jogar como titular pela última vez no dia 6 de janeiro, em duelo da fase 16 avos de final da mesma Copa do Rei, Endrick voltou a ser escalado entre os onze iniciais do técnico Carlo Ancelotti. O brasileiro mostrou qualidade e muita vontade para ter mais minutagem na atual temporada, conseguindo mostrar seu valor com um gol aos 19 minutos.
Este foi seu quarto gol na competição, chegando à vice-artilharia do torneio, já tendo marcado também na fase anterior (quartas de final), contra o Leganés. Ao todo, são seis gols com a camisa branca.

Endrick começou a jogada do gol da vitória desta quarta-feira fazendo o pivô, antes de disparar para o ataque. Sua corrida foi bem observada por Bellingam, que fez um longo e preciso lançamento, deixando o ex-palmeirense de frente para o goleiro, com o toque de canhota vencendo o adversário.
No segundo tempo, antes de ser substituído, Endrick ainda acertou o travessão basco para mostrar que pode ser melhor e mais bem aproveitado pelo Real Madrid, apesar da forte concorrência no setor ofensivo.
Veja os detalhes de Real Sociedad x Real Madrid
Anfitriões incomodam
Estar atrás no placar não impediu a Real Sociedad de pressionar o poderoso Real Madrid, que teve no goleiro Lunin uma de suas principais peças no primeiro tempo.
No final da etapa, a partida precisou ser paralisada para que o sistema de áudio e imagem do estádio orientasse os torcedores locais a interromperem gritos racistas, xenófobos ou discriminatórios. O alvo dos gritos parece ter sido Asencio, depois do jogador ser investigado pelo crime de pornografia infantil.

O segundo tempo começou com a mesma pressão da Sociedad pra cima dos merengues, que seguiram tendo Lunin como sua fortaleza. Mas a parte física pesou para a intensidade do time do País Basco sofrer uma queda, com o Real Madrid sabendo administrar a vantagem para o duelo de volta em casa.
O travessão e o goleiro Remiro impediram a Real Sociedad de levar uma derrota mais dolorosa para a capital, com o companheiro de posição Lunin também tendo atuação de destaque para fazer sua meta não ser vazada em momento de reta final do torneio.