O duelo, que coloca frente e frente dois eneacampeões nacionais, será inédito no torneio da FIFA. Até o momento, eles disputaram apenas 3 amistosos (dois em 1985 e outro em 1987), com um empate e duas vitórias para os mexicanos.
Siga Cruz Azul x Flamengo com narração ao vivo no Flashscore
“O Cruz Azul é um time muito competitivo e muito bem treinado. A liga mexicana é muito competitiva, disputada, com um poder financeiro muito grande. É uma equipe com bons jogadores, com muita qualidade, fisicamente muito forte. Defendem de uma forma muito agressiva, pressionam muito e tentam sempre ser protagonistas do jogo. Um time que tenta roubar a bola e atacar o máximo possível", analisou Filipe Luís, técnico do Fla, na véspera da partida.
“Pensamos o futebol da mesma forma, tentamos sempre pressionar e controlar o jogo, então vai ser uma partida muito disputada", acrescentou.
Confira a tabela da Intercontinental
O artilheiro do Cruz Azul na temporada é o atacante uruguaio Gabriel Fernandez, com 9 gols.
“É um time com as ideias claras, que pressiona muito, tem força física nos duelos individuais, perseguições e que quer ser protagonista do jogo. Quer propor e é muito difícil tirar a posse deles, porque é uma equipe que costuma dominar os adversários quase sempre", explicou o comandante rubro-negro.
"É similar um pouco à forma de defender do Bragantino do Mancini e do Atlético-MG do Cuca", comparou.
“Para jogar, várias equipes jogam com essa estrutura, mas a individualidade dos jogadores faz com que seja uma equipe única, porque tem meio-campistas com muita qualidade e mobilidade, que se oferecem a todo momento para poder jogar, o que faz ser um time muito difícil de ser pressionado", disse ele.
“Para mim, o diferencial do Cruz Azul está no meio-campo. São meias com muita qualidade e mobilidade, que se oferecem a todo momento para poder jogar. Faravelli é um jogador determinante", concluiu o técnico, citando o experiente meia argentino.
Fase do Fla é melhor
Enquanto o Rubro-Negro acaba de ser campeão brasileiro, o time mexicano caiu na semifinal do Apertura, no último sábado (6), para o Tigres.
Na estreia do torneio no Catar, o Cruz Azul não vai contar com um de seus pilares, o zagueiro Jesús Orozco, que se lesionou no fim de semana. Os celestes chegam com o técnico argentino Nicolás Larcamón muito questionado após a eliminação contra o Tigres e os protestos da torcida para que ele deixe o cargo.
No Mundial da FIFA, foram três os duelos entre mexicanos e brasileiros até aqui. O retrospecto favorece o México: o Pachuca perdeu do Grêmio em 2017, mas venceu o Botafogo no ano passado. Já o Tigres bateu o Palmeiras em 2020.
