PSG e Flamengo: veja análise da final da Intercontinental sob perspectiva europeia

Jogadores do Fla celebra vitória contra o Pyramids
Jogadores do Fla celebra vitória contra o PyramidsTnani Badreddine / DeFodi Images / Profimedia

Em meio a tantos jogos e torneios que os clubes disputam atualmente, a final da Copa Intercontinental da FIFA parece ter chegado quase despercebida neste mês de dezembro para os torcedores europeus.

Ouça este artigo no Spotify (em inglês)

Mas o confronto entre o campeão da Champions League, Paris Saint-Germain, e o vencedor da Libertadores, Flamengo, chama muita atenção no Brasil.

Siga PSG x Flamengo com o Flashscore

Com o Mundial de Clubes totalmente reformulado assumindo o protagonismo da competição entre clubes do planeta, há um argumento razoável de que pouco restou de valor em manter a Copa Intercontinental.

A FIFA entende, no entando, que a Continental – cuja atual versão faz os outros times disputarem várias partidas, enquanto os europeus chegam só para a final – ainda concede ao vencedor o título de "campeão mundial".

Retrospecto do duelo PSG x Flamengo

O jogo desta quarta marcará o primeiro encontro oficial entre o time brasileiro e o francês.

Elas já se enfrentaram três vezes em amistosos, com os brasileiros vencendo por 2 a 0 em Paris, em 1975, e os parisienses devolvendo a gentileza com um 3 a 1 no encontro seguinte, em 1979.

Em 1991, os times empataram em 1 a 1 no Parc des Princes, e o Flamengo levou a melhor nos pênaltis por 3 a 1.

O time de Luis Enrique chega para a partida após perder dois dos últimos oito jogos, mas marcou 20 gols nesse período. Já a equipe de Filipe Luis está invicta há sete partidas em todas as competições.

Os caminhos até esta final também foram bem diferentes para os dois times.

Como atual campeão da Champions, o PSG garantiu vaga direta na decisão.

O Flamengo, por sua vez, precisou superar tanto o Cruz Azul (2 a 1) quanto o Pyramids AFC (2 a 0), antes de garantir presença na final.

A decisão será disputada no Estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan, no Catar, com capacidade para 45.032 torcedores. A arena foi palco de sete jogos da Copa do Mundo de 2022.

77º jogo do Flamengo na temporada

Desde a vitória sobre o Palmeiras na final da Libertadores, em 29 de novembro, o Fla teve que disputar dois jogos do Brasileirão, além das duas partidas da Intercontinental. O jogo contra o PSG será o quinto do Flamengo em apenas 18 dias – e o 77º da temporada (contra apenas 22 do PSG desde o início da campanha 2025/26, em agosto).

Ainda assim, uma temporada histórica, em que também conquistou o título do Brasileirão (apenas a quarta vez que um clube brasileiro faz a dobradinha liga/Libertadores), deve dar um último gás aos cariocas.

PSG sem peças importantes

Contra o Metz, no sábado, em partida da Ligue 1 vencida pelo PSG por 3 a 2, Luis Enrique pôde poupar Joao Neves, Bradley Barcola, Khvicha Kvaratskhelia e outros jogadores.

Apesar disso, o gigante francês pode não contar com o capitão Marquinhos para esta partida, assim como Achraf Hakimi.

O principal nome do time e vencedor da Bola de Ouro, Ousmane Dembele, vem enfrentando problemas de saúde, e sua presença entre os titulares ou até mesmo no jogo ainda é incerta.

O Flamengo só não terá Allan e Viña, que não viajaram para o Catar. O restante do elenco está à disposição, e o técnico Filipe Luís certamente vai apostar na experiência de Jorginho, no faro de gol de Arrascaeta, além do uso das laterais do campo para tentar neutralizar as investidas do PSG pelos flancos.

Os brasileiros, porém, carregam o peso de 13 anos sem título sul-americano na competição da FIFA. O Corinthians, que superou o Chelsea em 2012, foi o último não-europeu a conquistar o troféu.

O Fla não conquista o título mundial desde 1981, quando superou o Liverpool.

Santos (1962 e 1963), Gremio (1983), Sao Paulo (1992, 1993 e 2005), Internacional (2006) e Corinthians (2000 e 2012) são os outros clubes brasileiros que já conquistaram esse feito, o que mostra o quanto uma vitória seria importante não só para Filipe Luis e companhia, mas para o futebol brasileiro como um todo.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore