PSG x Flamengo: Onde assistir, Prévia, Escalações Prováveis e Odds

Arrascaeta tem sido o melhor jogador do Flamengo na Copa Intercontinental de Clubes
Arrascaeta tem sido o melhor jogador do Flamengo na Copa Intercontinental de ClubesDHAVID NORMANDO / GETTY IMAGES SOUTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

Faz muito tempo que o campeão sul-americano não consegue derrotar o campeão europeu nesta partida, incluindo o formato anterior do Mundial de Clubes

Este artigo contém links de afiliados para anunciantes. A análise é própria. Jogue com responsabilidade, 18+

PSG e Flamengo se enfrentarão nesta quarta-feira (17), às 14h (Brasília), no Estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan, no Catar, valendo o título da Copa Intercontinental de Clubes.

Confira todos os resultados da Copa Intercontinental de Clubes

Com a ampliação da Copa do Mundo de Clubes para 32 participantes, e agora com frequência quadrienal, o torneio foi repaginado no ano passado. Ainda reúne os campeões continentais de cada temporada, mas o representante europeu passou a entrar apenas na decisão. 

O PSG viajou para o Catar apenas no domingo (14), depois de seu último compromisso pelo Campeonato Francês, enquanto o Flamengo disputou duas partidas eliminatórias desde a semana passada.

O campeão da Libertadores superou o mexicano Cruz Azul, pelo Dérbi das Américas, e depois bateu o egípcio Pyramids, pela Copa Challenger, para ganhar o direito de enfrentar o campeão europeu. 

PSG x Flamengo: informações da partida

Data: Quarta-feira, 17 de dezembro, às 14h (horário de Brasília)

Local: Estádio Ahmad Bin Ali, em Al-Rayyan (Catar)

Transmissão: Globo, Ge TV, Cazé TV, SporTV e FIFA+

Odds: PSG (1.65) - EMP (3.90) - VAS (5.25)

PSG x Flamengo: notícias das equipes

O PSG foi avassalador na temporada passada. Conquistou os principais títulos que poderia (Campeonato Francês, Copa da França e Champions League) e foi finalista da Copa do Mundo de Clubes, mas o excesso de jogos por ter feito tantas campanhas longas cobrou um preço. 

O time de Luis Enrique está sofrendo com problemas físicos e um pouco de irregularidade. Derrotou o Metz por 3 a 2 no último domingo e, embora tenha vencido cinco das últimas seis rodadas da Ligue 1, está um ponto atrás do líder Lens após 16 partidas disputadas. 

Na Champions League, perdeu do Bayern de Munique, ganhou um jogo maluco contra o Tottenham por 5 a 3 e apenas empatou com o Athletic Bilbao por 0 a 0 em seu compromisso mais recente. Está em terceiro lugar na fase da liga, com 13 pontos. 

Luis Enrique conseguiu colocar quase todos os seus principais atletas no avião para o Catar, com exceção do lateral direito Achraf Hakimi, recentemente eleito o melhor jogador africano de 2025, que deve retornar aos gramados apenas no ano que vem.

Ousmane Dembélé, Marquinhos, Lucas Beraldo e o goleiro Lucas Chevalier eram dúvidas, mas todos viajaram. Beraldo e Chevalier até foram relacionados para enfrentar o Metz no domingo. 

Dembélé se recupera de uma virose e Marquinhos sofreu uma lesão no quadril. Segundo o jornal francês Le Parisien, ambos participaram dos treinamentos desta segunda-feira. 

A única ausência foi o jovem Senny Mayulu, também com uma virose. Ele permaneceu em Paris, mas está se sentindo melhor e se juntará ao grupo no Catar. 

Provável escalação: Lucas Chevalier; Warren Zaïre-Emery, Marquinhos (Ilya Zabarnyi), Willian Pacho e Nuno Mendes; Vitinha, João Neves e Fabián Ruiz; Bradley Barcola, Khvicha Kvaratskhelia e Ousmane Dembélé (Gonçalo Ramos ou Mayulu)

O Flamengo não teve muito tempo para descansar ou se preparar. Campeão da Libertadores em 29 de novembro, finalizou sua campanha no Brasileirão e, em 10 de dezembro, estava em campo no Catar para enfrentar o Cruz Azul, campeão da Concachampions, pelo Dérbi das Américas.

A vitória por 2 a 1 o colocou na fase seguinte, batizada de Copa Challenger, contra o Pyramids, do Egito, vencedor da Liga dos Campeões da África. Gols de Léo Pereira e Danilo o colocaram no caminho do PSG, o terceiro europeu que o time de Filipe Luis enfrentará neste ano. 

Alguns meses atrás, na Copa do Mundo de Clubes dos Estados Unidos, o Flamengo derrotou o Chelsea por 3 a 1 na fase de grupos, antes de ser eliminado pelo Bayern nas oitavas de final. 

Embora sejam adversários diferentes, o nível de dificuldade é parecido. Por isso, jogadores como Luis Araújo pretendem tirar lições principalmente daquela derrota por 4 a 2 em Miami, na qual os rubro-negros pagaram por muitos erros na saída de bola.

“Não vamos mudar nossa forma de jogar, mas claro que sabemos que precisaremos ter mais atenção. Vamos entrar da mesma forma que jogamos contra o Bayern, mas com mais inteligência na defesa. Não podemos errar”, afirmou o atacante. 

Filipe Luís tem todo o seu elenco à disposição, após o retorno do atacante Pedro, que estava fora desde 22 de outubro quando fraturou o antebraço contra o Racing, na semifinal da Libertadores, e depois sofreu uma lesão na coxa. Ele disputou alguns minutos contra o Pyramids no sábado (13). 

As outras ausência são por opção técnica. O volante Allan e o lateral esquerdo Viña ficaram no Rio de Janeiro porque o Flamengo pode inscrever apenas 26 jogadores para a disputa da Copa Intercontinental de Clubes. 

Provável escalação: Rossi; Guillermo Varela, Léo Ortiz (Danilo), Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Jorginho, Jorge Carrascal, Arrascaeta e Samuel Lino; Bruno Henrique (Pedro)

Onde assistir pela TV ao vivo ou transmissão online?

A partida será transmitida Rede Globo na TV aberta, pelo SporTV na TV fechada e pelos serviços de streaming Ge TV, Cazé TV e FIFA+

TV aberta: Globo

TV fechada: SporTV

Streaming: Ge TV, Cazé TV, Fifa+

Estatísticas de PSG x Flamengo

O primeiro formato da Copa Intercontinental de Clubes colocava frente a frente apenas os campeões europeus e sul-americanos. Disputado entre 1960 e 2004, teve uma divisão quase perfeita de títulos: 22 para o representante da Conmebol e 21 para o da Uefa. 

Sob o guarda-chuva da Fifa, porém, o domínio europeu foi quase absoluto. Juntando o formato anterior do Mundial de Clubes com a Copa Intercontinental do ano passado, penas quatro sul-americanos ficaram com o título (Corinthians-2000, São Paulo-2005, Internacional-2006 e Corinthians-2012) contra 16 vitórias europeias.

Nesse mesmo recorte, sete vezes o representante da Conmebol nem conseguiu chegar à decisão. Foram três vices para clubes asiáticos, dois para africanos e dois para o campeão da Concachampions.

A última vez que sul-americanos chegaram duas vezes seguidas à final do Mundial ou Intercontinental foi entre 2014 e 2015, quando o San Lorenzo perdeu para o Real Madrid, antes do River Plate ser derrotado pelo Barcelona.

O Fluminense é o sul-americano com participação mais recente na final. Foi goleado pelo Manchester City por 4 a 0 em 2023. No ano seguinte, o Botafogo perdeu para o Pachuca no Dérbi das Américas. O Real Madrid acabou campeão batendo os mexicanos na final por 3 a 0. 

Odds de PSG x Flamengo

O PSG é favorito para a final da Copa Intercontinental de Clubes, segundo as odds da bet365. A sua vitória no tempo normal está pagando 1.65, com 3.90 para o empate e 5.25 a favor do Flamengo. Para ficar com a taça, contando prorrogação e pênaltis, a cotação dos franceses cai um pouco mais: 1.30 versus 3.40 para os brasileiros.

Uma aposta com uma odd interessante é para Arrascaeta marcar ou dar assistência, a 2.40. Ele tem sido decisivo na passagem do Flamengo pelo Catar até agora: participou de todos os quatro gols marcados pelo campeão sul-americano, com dois dele próprio contra o Cruz Azul e assistências para os dois da vitória sobre o Pyramids. 

Claro que o nível de dificuldade do PSG é mais elevado. Em seus melhores dias, é um time que abafa o adversário e consegue ser tão letal com a posse de bola quanto nas transições. Como o Flamengo deve manter uma postura agressiva, tentando minimizar os erros que custaram tão caro contra o Bayern de Munique no meio do ano, o cenário é perfeito para uma partida com vários gols.

A linha está exatamente em 2,5, o que fornece uma odd interessante de 1.80 para pelo menos três bolas na rede nessa partida. Foi o que aconteceu nas últimas três decisões da Copa Intercontinental ou Mundial de Clubes no formato anterior, embora apenas uma vez entre europeus e sul-americanos (Manchester City 4 x 0 Fluminense).

Houve 12 jogos com essa natureza na Copa do Mundo de Clubes deste ano nos Estados Unidos. Cinco deles tiveram pelo menos três gols, incluindo dois envolvendo o Flamengo. 

Palpite: Mais de 2,5 gols - Odd: 1.80 (bet365)

Explicação da aposta: A aposta será vencedora se houver pelo menos três gols na partida

As odds, corretas no momento da publicação, estão sujeitas a alterações.